Fichamento linguagem juridica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento Linguagem Jurídica 1 – Professor Nogueira

* Signo Linguístico: É a relação direta entre o significante e o significado. Ex: Leia a palavra a seguir: “cadeira”, o que lhe vem à cabeçaé um signo lingüístico, é a relação entre a junção das letras formando a palavra “cadeira” e o significado da palavra...
Se houver uma palavra inventada, por exemplo, esta será uma palavra não umsigno, pois esta não tem significado algum.

* Significante: Aquilo que significa algo/ indicador. Numa maneira um pouco mais clara, eu classificaria significante como o conjunto de letras queformaria a palavra “C-A-R-R-O”

* Significado: A que esse significante está se referindo. A que essa palavra (conjunto de letras estaria se referindo. A um veículo com capacidade de se movimentarsozinho, guiado por um motorista, geralmente com a finalidade de transportar pessoas, ou veículo simples de rodas para transportar pessoas ou cargas.

Significado é diferente de exemplo.
“o que é umamenina loira?” “-Maria!”
Maria é um exemplo de uma menina loira, isso não significa que todas as meninas loiras se chamam Maria.

Linguagem: É todo e qualquer sistema capaz de propiciar umacomunicação. Lembrando que o Balé, Música, choro de bebê são considerados como meios de comunicação também.
A Linguagem pode ser encontrada em duas formas, Artificial e Natural ; Verbal e Não Verbal.1) Artificial: Código Morse, código de trânsito, libras, esperanto (tentativa de uma língua universal), braile. Pois foram criadas normalmente em laboratórios com uma finalidade específica.
2)Natural: Choro de bebê, vôo de abelhas, língua brasileira (no nosso caso).
Quando levamos em consideração a língua inglesa para nós nascidos e criados com a língua brasileira como primeira língua, oinglês será para nós uma língua artificial, ou seja, aprendida não por desenvolvimento natural (natural: que parte de necessidades naturais do ser humano).

3) Não Verbal: Toda linguagem que não...
tracking img