Fichamento: letramento e alfabetização: as muitas facetas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÉRICA MEIRELES DE MOURA
























Fichamento: Letramento e alfabetização: as muitas facetas





























Uberlândia – MG
Faculdade de Educação - UFU
Maio de 2011

Fichamento: Letramento e alfabetização: as muitas facetas

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. In: Trabalho apresentadono GT Alfabetização, Leitura e Escrita, durante a 26ª. Reunião Anual da ANPED. Poços de Caldas, de 5 a 8 de outubro de 2003.

Resumo

A autora faz um entrelaçamento com outro texto de sua autoria, que foi publicado há quase vinte anos, “As muitas facetas da alfabetização”. A intenção é retomar conceitos e problemas, buscando identificar sua evolução ao longo das duas ultimas décadas, oconceito de letramento e a desinvenção da alfabetização. (p. 1)


O texto relata que aproximadamente nos anos 1980 se dá a invenção do letramento no Brasil. A partir daí surgiu grande números de artigos e livros voltados para o tema. (p. 2)


Na França surge a caracterização dos jovens e adultos do chamado Quarto Mundo, que revela precário domínio de competência da leitura e da escrita,assim dificulta a inserção dos mesmos no mundo social e do trabalho. Nos Estados Unidos o problema emerge no início dos anos 80, os jovens graduados na high school não dominavam habilidades de leitura que envolvem a escrita e esse se dava por não domínio de competências de uso da leitura e escrita. (p.2)


No Brasil o uso competente da leitura e escrita tem sua origem juntamente àaprendizagem inicial da escrita, desenvolveu-se basicamente a partir de um questionamento do conceito de alfabetização. A mídia usa termos como semi-analfabetos, iletrados, analfabetos funcionais, esses nomeados de analfabetos funcionais são aqueles que sabem ler e escrever, mas frequentaram menos de quatro anos de escola. (p. 4)


Observa-se que na produção acadêmica brasileira, alfabetização eletramento quase sempre são associados, levando a fusão dos dois processos e prevalecendo a do conceito de letramento. (p. 5)


A perda de especificidade da alfabetização é um dos fatores do atual fracasso na aprendizagem e, portanto, também no ensino da língua escrita. Fatores que podem ser apontados por essa perda de especificidade do processo de alfabetização: a reorganização do tempo escolar,o princípio da progressão continuada que mal aplicado pode resultar em descompromisso. (p.6)


Nas últimas três décadas houve mudanças de paradigmas teóricos no campo da alfabetização, um paradigma behaviorista é substituído por um paradigma cognitivista, que mais tarde avança para um paradigma sociocultural. A primeira mudança pode ser considerada radical, já a outra pode ser interpretadacomo um aprimoramento do paradigma cognitivista. (p. 7)


A autora afirma que a criança deixa de ser considerada dependente de estímulos externos e passa a aprender o sistema de escrita, sendo sujeito ativo capaz de progressivamente construir e interagir com a língua escrita em seus usos e práticas sociais. (p. 8)


Explica-se que defender a especificidade do processo de alfabetizaçãonão significa separar do processo de letramento, no entanto, parece que a percepção que se tem é das crianças que estão sendo letradas na escola, não estão sendo alfabetizadas, se deixa parecer que está conduzindo à solução de um retorno à alfabetização como processo independente. (p. 9)
Em avaliações feitas em níveis de alfabetização da população em processo de escolarização, levou-se acriticar essa concepção holística da aprendizagem da língua escrita, essa crítica pois, há ausência de instrução direta e específica para a aprendizagem no modo alfabético e ortográfico. (p. 10)


Considerando componentes essenciais do processo de alfabetização, consciência fonêmica, fluência em leitura, vocabulário e compreensão, mostram que esses fatores têm implicações positivas para a...
tracking img