Fichamento leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa e metodologia científica e projetual

FACCA, Claudia Alquezar. O design e a pesquisa. In:O design como pesquisador: Uma obra metodológica aplicada ao design de produto. São Paulo:Blucher Academia, 2011, pág. 25 a 40.
Claudia Alquezar Facca, é design, também é professora e mestra em design, especialista em comunicação e artes, didática do ensino superior, graduada emdesenho industrial com habilitação em projeto de produto.
A autora tem por objetivo mostrar para o profissional de design a importância e as etapas da pesquisa cientifica para os seus projetos;quanto a estrutura dissertativa o capitulo se apresenta em dois tópicos: Pesquisa Metodológica Cientifica e Projetual. No primeiro tópico a autora deixa explicita a importância da pesquisa que seráa busca de maior conhecimento e deixa claro também que a pesquisa pode ser de ordem intelectual ou pratica. Já no segundo tópico ela explica que a pesquisa é essencial para o design na aplicaçãode seus projetos podendo transformá-los em criatividade e inovação.

A competência de um design é composta de habilidades diferentes. (...) O design tem que lidar com dados científicos sobrea realidade na qual um artigo projetado funcionara e, por outro lado, tem que saber projetar: este é o conhecimento e a habilidade que conferem a ele o status de design. (pág. 33)
“Quando nosremetemos ao campo do design podemos perceber que uma única definição não compreende todas as relações deste universo, ora destaca-se uma característica ou ponto de vista, ora outros. Isto ocorredevido ao fato de esta área abranger a necessidade de uma serie de informações de várias outras áreas.
Aplicando as características da interdisciplinaridade. A interdisciplinaridade dizrespeito àquilo que é comum entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento, ocorre quando uma disciplina, campo de conhecimento ou ciência não é capaz de esgotar um assunto”. (pág. 33)
tracking img