fichamento la platine

1261 palavras 6 páginas
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA DA SAÚDE II
PROF.:
ALUNO:
MATRÍCULA:
FICHAMENTO: LAPLATINE, François. Antropologia da doença. São Paulo: Wmf Martinsfontes, 2010.

Os objetivos deste livro (pp. 11-19). Primeiro capítulo.
LAPLATINE, François. Antropologia da doença. São Paulo: Wmf Martinsfontes, 2010.
“O objetivo que em nossa opinião, deve ser então visado por uma antropologia das formas elementares do normal e do patológico é a transformação das representações da doença e da cura, tal como são empiricamente vivenciadas pelos interessados (os que curam e os que são curados), em verdadeiros modelos etiológico-terapêuticos.” (p. 11-12)

“Como se excluiu totalmente, por evidentes razões científicas, estudar o conjunto dos sistemas de representações etnográficas conhecidos, optamos deliberadamente por concentrar nossa atenção em uma única sociedade em um dado momento do seu desenvolvimento: a sociedade francesa contemporânea.” (p. 12)

“Mais precisamente, o objetivo deste livro será o estudo comparativo dos diversos discursos, conhecimentos e práticas que são postos em jogo, tanto em nível de interpretação da origem (suposta ou real) da doença quanto da resposta terapêutica proposta ou considerada; ou seja, os diferentes modos pelos quais os homens e as mulheres da nossa sociedade se representam hoje a morbidez e a saúde.” (p. 12)

“A idéia largamente predominante é que a casualidade (bio)médica é isenta de representações, como se sentíssemos dificuldade em admitir que a doença é um fenômeno social que não é unicamente produto do especialista, absolutamente de todos.” (p. 14)

“Uma grande parte dos trabalhos desenvolvidos em etnomedicina integra em seu campo de pesquisa este objetivo preciso de investigação, mas ele concerne, em seu essencial, às sociedades que evoluíram fora de nossa área de cultura e, de maneira subalterna, às camadas marginais de nossa própria sociedade que recusam ou escapam à medicalização científica.” (p. 14)

“Pensamos

Relacionados