Fichamento La Independencia de los EEUU em el marco de la “Guerra Colonial” del siglo XVIII - Diego Téllez Alarcia

1764 palavras 8 páginas
La Independencia de los EEUU em el marco de la “Guerra Colonial” del siglo XVIII
Diego Téllez Alarcia

- O autor inicia seu texto nos falando da importância dos Estados Unidos no decorrer do século, mas principalmente ressaltando a influência de sua independência sobre o movimento de descolonização do continente americano meio século depois.
- A historia contemporânea anglo-saxona se preocupa em estudar as causas remota das da Independência das 13 Colônias: a busca pela liberdade face à Coroa Britânica, o conteúdo social econômico, as lutas de classe..
O autor, por sua vez, busca estudar as relações das metrópoles com seus impérios coloniais ao longo do século XVIII e como esse contato se da após as revoluções de independência, visão que vai além da simples analise baseada na lógica interna do Império Inglês, mas que também considera as relações e influências dos impérios vizinhos. Sendo assim, ele considera importante o papel da monarquia espanhola, e não somente a francesa, no processo que levou à independência das 13 Colônias. É importante considerar os conflitos que precederam a Independência, assim como as mudanças na relação da Inglaterra e suas colônias americanas, que incentivaram o nascimento de uma consciência nacional em alguns setores da sociedade norte-americana.
- É importante compreender as relações entre metrópoles, metrópoles e suas colônias e de estas entre si, buscando seus aspectos no âmbito territorial e seus pontos de tensão, assim nos permitindo interpretar a Independência dos Estados Unidos como um processo que já estava ocorrendo à décadas.
- O texto critica a imagem que nos é passada de um império colonial espanhol homogêneo nas Américas. Nos focamos assim nas regiões espanholas em contato com os núcleos coloniais ingleses nas 13 Colônias, logo o Caribe e a zona setentrional do Vice-Reino da Nova Espanha.
- Vemos uma perda do monopólio ibérico nas colônias com a chegada e domínio de novas metrópoles em territórios antes

Relacionados