Fichamento - kuhn, thomas s. a estrutura das revoluções científicas. – são paulo, sp: editora perpesctiva, 1987

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. – São Paulo, SP: Editora Perpesctiva, 1987

“Considero “paradigmas” as realizações científicas universalmente reconhecidas que, durantealgum tempo, fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência”. (p. 13)

INTRODUÇÃO: UM PAPEL PARA A HISTÓRIA

O objetivo do autor com o ensaio “é esboçar umconceito de ciência bastante diverso que pode emergir dos registros históricos da própria atividade de pesquisa.” (p. 20)

“Se a ciência é a reunião de fatos, teorias e metódos reunidos nos textosatuais, então os cientistas são homens que, com ou sem sucesso, empenharam-se em contribuir com um ou outro elemento para essa constelação específica. O desenvolvimento torna-se o processo gradativoatravés do qual esses itens foram adicionados, isoladamente ou em combinação, ao estoque sempre crescente que constitui o conhecimento e a técnica científicos.” (p. 20)

“[...] a ciência não parece emabsoluto ser o mesmo empreendimento que foi discutido pelos escritores da tradição historiográfica mais antiga. Pelo menos implicitamente, esses estudos históricos sugerem a prossibilidade de umanova imagem da ciência. Este ensaio visa delinear essa imagem ao tornar explicitas algumas das implicações da nova historiografia.” (p. 22)

“A ciência normal, atividade na qual a maioria doscientistas emprega invitavelmente quase todo seu tempo, é baseada no pressuposto de que a comunidade científica sabe como é o mundo. Grande parte do sucesso do empreendimento deriva da disposição da comunidadepara defender esse pressuposto – com custos consideráveis, se necessário (...) A revoluções científicas são os complementos desintegradores da tradição à qual a atividade da ciência normal estáligada.” (p. 25)

“Regularmente e de maneira apropriada, a invenção de novas teorias evoca a mesma resposta por parte de alguns especialistas que vêem sua área de competência infringida por essas...
tracking img