Fichamento josep fontana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Paulo Henrique Gonçalves Vasconcelos

Oficio de Historiador

UBERABA- MG2012

História: análise do passado e projeto social – Josep Fontana

- As origens
“...a historia tem tido sempre uma função social – geralmente a de mascará-la,apresentando-se com a aparência de uma narração objetiva de acontecimentos concretos.” (p.15)
“ cada instituição e cada grupo social possuem identidade própria que se acompanha de um passadoinscrito nas representações coletivas de um tradição que os explica e justifica.” (p.15)
“ Os inícios da história escrita estão ligados à justificação do Estado monárquico, pelo duplo processode assimilar sua origem sagrada e de identifica-lo com o povo”. (p.16)
“ Se é licito pensar que o saber histórico destes povos pode ter ido mais além do que revelam hoje os testemunhosarqueológicos, resulta plausível supor que puderam influir neste terreno sobre os gregos, como o fizeram em tantos outros da ciência e da arte”. (p.17)
“ A mesma palavra “historia” deriva deum verbo que significa “explorar, descobrir”, o que viria a corresponder ao fato de que a primitiva historiografia grega era, antes de tudo, uma exposição de “descobrimentos” sobre terras epovos estranhos”. (p.17)
“A investigação histórica contemporânea tem reivindicado o valor das informações que nos oferece, contra as acusações tradicionais, de que era um narrador crédulo epouco veraz”. (p.19)
“ O que tem mais interesse com relação à teoria da historia é a concepção das formas de governo com etapas da evolução humana”. (p.23)
“ É necessário tratar dedesvelar a lógica inerente a alguns projetos sociais, que não podemos contentar-nos com adjetivar como milenaristas, oque equivale a situá-los fora da ordem natural da evolução histórica”....
tracking img