Fichamento - Introdução - Hist.Arte

428 palavras 2 páginas
Wallison
- Turma - 1001
História da Arte I
Fichamento – Introdução
GOMBRICH, Ernest H. A História da Arte. LCT “Nada existe realmente a que se possa dar o nome Arte. Existem somente artistas.” (p.15) Não há um conceito estabelecido sobre o que é arte, mas o que podemos ver ao longo dos séculos, são grandes as diferenças desde a arte do homem primitivo até os trabalhos artísticos que vemos atualmente. “Na verdade, Arte com A maiúsculo passou a ser algo como um bicho papão, como um fetiche.” (p.15) O que vemos nos dias de hoje, são pessoas admirando quadros e outras belas-artes, criando-se modelos e definições sobre tais coisas, essas que são denominadas de “Arte” apenas por adoração, imposição e consenso, de que aquilo sim é arte. "Querem admirar a perícia do artista em representar as coisas tal como elas veem.” (p.24)
Há pessoas que preferem pinturas que retratam a realidade nos seus mínimos detalhes, mas essas técnicas foram sendo desenvolvidas no decorrer dos anos, pois na idade primitiva, aquelas pessoas se esforçavam bastante para retratar sua realidade e passar algum sentimento através de suas pinturas.
“Temos o curioso hábito de pensar que a natureza deve parecer-se sempre com as imagens a que nos acostumamos.” (p.27)
Muitas vezes nós mão aceitamos o fato de uma pintura estar com cores ou formatos diferentes do normal, e acabamos não valorizando o que nos é novo. “Não existe maior obstáculo à fruição de grandes obras de arte do que a nossa relutância em descartar hábitos e preconceitos.” (p.29)
“Quando se trata de harmonizar formas ou combinar cores, um artista deve ser “exageradamente meticuloso” ou exigente ao extremo. Ele é capaz de ver as diferenças de tonalidades e de texturas que dificilmente notaríamos.” (p.33)
De fato quando uma obra exige um nível maior de cautela, é que o artista se vê ainda mais motivado para descobrir um universo em que busque

Relacionados