Fichamento IED Tridimensionalidade Do Direito Miguel Reale

890 palavras 4 páginas
O Direito, como já estudado, é a ordenação bilateral atributiva das relações sociais, na medida do bem comum, visto que é uma relação de obrigatoriedades visando o bem comum, e não o individual, mas o bem do indivíduo com ele e o todo.
A Intuição de Dante Dante, além de poeta, foi filósofo e político, e em uma de suas obras, trabalhou o conceito de Direito definindo-o como "O Direito é uma proporção real e pessoal, de homem para homem, que, conservada, conserva a sociedade; corrompida, corrompe-a".
Para Dante, a relação é uma proporção de homem para homem, que quando corrompida, corrompe a sociedade, visto que o direito tutela somente coisas em relação ao homem, mas para que se torne real é necessário ter um objeto envolvido.
Ele se inspirava nos estudos aristotélicos e nos jurisconsultos romanos, principalmente em Cícero, que acreditava que é necessário conhecer a natureza humana para depois, o Direito. Devemos procurar o segredo do Direito na própria natureza humana, visto que ela é uma expressão dessa vida.
Tendo em vista esses fatores milenares, mas ao mesmo tempo modernos, é notável que o Direito sempre se renova, mas ainda sim permanece calcado em uma tradição.
Acepções da Palavra “Direito”
A palavra “Direito” aparece sempre que algo passa a ser utilizado durante muito tempo, ligado a experiência humana, adquirindo muitas acepções. Essa palavra já foi chamada de Jurisprudência, mas hoje em dia é utilizada para denominar doutrinas jurídicas que ocorrem com frequência; mas ainda ressalta uma palavra de muita importância para qualquer jurista, a prudência.
Essa primeira denominação de Direito é estritamente relacionada à “experiência jurídica”, ou seja, determinados comportamentos em função de normas, que são denominadas como direito. Assim, ”Direito” significa tanto o sistemas de regras jurídicas, quanto a ciência que as estuda, a Ciencia do Direito ou a Jurisprudencia.
Não fazer uma distinção entre esses dois tópicos causa diversas duvidas, mas ainda

Relacionados

  • Estudante
    336 palavras | 2 páginas