Fichamento humanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento do texto ‘ A liberdade como meta coletiva’

-O século XVIII é um século decisivo na história que a humanidade construiu até hoje.

- Nele a idéia da felicidade nasce, não como umaconquista individual, mas como uma meta a ser alcançada pela coletividade

-Um dos processos mas importantes desse século foi a desintegração das monarquias absolutistas

-Foi nesse século, nasrevoluções americana (1776) e francesa (1789), que o homem começou a se afirmar como sujeito dos seus direitos civis

-Revolução Industrial, o homem criou os instrumentos de que necessitava para produzirem abundancia os bens de que dependia para viver mais confortavelmente.

- É ainda no século XVIII que a ideia de felicidade nasce, não como uma conquista individual, mas como uma meta a seralcançada pela coletividade.

-Embora a revolução francesa não seja a fundadora dos direitos civis (a maior parte deles já eram afirmados durante as revoluções inglesas), ela os transformou em direitoscoletivos.

-Ela tornou a naturalidade desses direitos pública e universal através da declaração de que todos “os homens nascem iguais”.

-Uma sociedade justa, para os intelectuais do século XVIII, éaquela em que as leis e o direito sejam naturais, ou seja, nasçam com o próprio homem.

-O direito natural se fundamenta naquilo que é a característica central do homem: a razão.

-Os princípiosmatemáticos vão ser usados para provar que os direitos naturais nascem com os homens e deve ser considerado como verdadeira fonte do direito e da justiça.

- Liberdade, igualdade e fraternidade são osdireitos que irão sintetizar a visão de cidadania inaugurada pela revolução francesa.

-a revolução francesa tem como apogeu a declaração dos direitos do homem e do cidadão

- ‘A revolução nãofoi simplesmente a obra de alguns homens do século XVIII, mas sim a culminância de um processo histórico, cujas origens remontam, a dez gerações anteriores.’ Tocqueville

-A revolução francesa foi...
tracking img