Fichamento - História concisa da escrita de Charles Higounet

978 palavras 4 páginas
Fichamento
História Concisa da Escrita de Charles Higounet

Na obra do francês Charles Higounet, é possível compreender todo o processo de formação da escrita, desde os escribas sumérios até os escritores humanistas. É importante estudar o surgimento da língua falada e sua transição para a escrita, para entender melhor como o sistema de comunicação e registro de fatos se desenvolveu no decorrer da história.
Higounet comenta que, da necessidade de se comunicar e se fazer entender, o homem teve de arrumar um jeito para poder se expressar, usando dos materiais que dispunha. Segundo o autor, a humanidade teve dois grandes momentos: antes do registro escrito dos fatos e depois.
Para que uma sociedade desenvolvesse um sistema de escrita, foi preciso que seus componentes entendessem os sinais que o compunham e soubessem como reproduzir, por meio deles, uma frase falada. A escrita, então, foi um modo de transmitir o pensamento do homem de forma física de entendimento possível a quem lê.
O autor define os três tipos de escrita que permearam sobre a humanidade no decorrer dos séculos: a sintética – o símbolo representa uma ideia, a analítica – o símbolo representa as palavras que compõe uma frase e a fonética – os símbolos representam os sons.
Ele comenta que a escrita depende tanto das definições dos povos sobre seus símbolos, seus sons, seu significado, como do modo como a escrevem, das variações visuais que ocorrem a partir do uso de diferentes instrumentos para grafá-la. Os materiais mais suaves permitem mais liberdade ao traço dos escribas.
O autor aponta que o papiro, o pergaminho e o papel são os registros materiais subjetivos da escrita mais comuns desde o princípio de nossa era e os três são exemplos de materiais perecíveis onde foram historiadas as escritas antigas.

Respectivamente: o papiro, criado pelos egípcios e feito com folhas des plantas retiradas das margens de seus rios; pergaminho, originado na Grécia e feito com pele de animais; e

Relacionados

  • Fichamento - história concisa da escrita (charles higounet)
    2231 palavras | 9 páginas
  • fichamento: BIBLIOGRAFIA: HIGOUNET, Charles. História concisa da escrita. SP, Parábola Editorial, 2003
    1449 palavras | 6 páginas
  • fichamento: BIBLIOGRAFIA: HIGOUNET, Charles. História concisa da escrita. SP, Parábola Editorial, 2003
    1449 palavras | 6 páginas
  • História Concisa da Escrita
    2929 palavras | 12 páginas
  • dsadsa
    43483 palavras | 174 páginas