Fichamento historia do pensamento economico cap i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HUNT, E.K. História do pensamento econômico: uma perspectiva critica. Rio de Janeiro: Editora Campus.
Capitulo 2 - Ideias econômicas anteriores a Adam Smith
- “No início da época mercantilista, quase toda a produção ficava a cargo de trabalhadores que ainda eram donos de seus próprios meios de produção e os controlavam. Os capitalistas eram, basicamente, mercadores e seu capital consistia,quase todo ele, em dinheiro e estoques de mercadorias a serem vendidas. Portanto, era natural que os autores mercantilistas vissem as trocas das compras e vendas como a fonte dos lucros.”

PRIMEIROS REGISTROS ESCRITOS MERCANTILISTAS SOBRE VALOR E LUCRO
- “O capital do mercador gerava lucro, Quando o preço pelo qual ele vendia uma mercadoria era suficientemente alto para cobrir o preço pago por ela,mais as despesas de manuseio, armazenagem, transporte e venda da mercadoria e, mais ainda, um excedente sobre estes custos. Este excedente era o lucro do mercador”.

- Os primeiros pensadores medievais afirmavam que os preços eram determinados pelos custos de produção.

- “existem três noções importantes sempre presentes em quase todos os primeiros registros escritos mercantilistas sobre ateoria do valor. A primeira é o "valor" ou "valor natural" das mercadorias - que era, simplesmente, seu preço real de mercado. A segunda refere-se às forças da oferta e da procura, que determinavam o valor de mercado. A terceira é que os autores mercantilistas quase sempre discutiam o "valor intrínseco" ou valor uso como o fator mais importante na determinação da procura, sendo, portanto, umdeterminante causal importante do valor de mercado”.

- “No início do período mercantilista havia uma continuidade ideológica entre as defesas intelectuais das políticas mercantilistas e as primeiras ideologias que defendiam a ordem econômica medieval”.

- Houve nesse período o enfraquecimento do poder da Igreja Católica. Surgimento de novas ideologias.

- “De fato, parece que o desejo de conseguiro emprego pleno é o tema unificador de quase todas as medidas de políticas advogadas pelos autores mercantilistas. Os mercantilistas preferiam medidas destinadas a estimular o comércio exterior, em lugar do comércio interno, "porque achavam que ele contribuía mais para o emprego, a riqueza e o poder da nação.”

- Medidas foram tomadas para estimular a indústria da época, principalmente naInglaterra.

- “o período do mercantilismo inglês caracterizou-se pela aceitação, segundo o espírito da ética cristã paternalista, da idéia de que “o estado tinha a obrigação de servir à sociedade, aceitando e desincumbindo-se da responsabilidade pelo bem-estar geral”.”

ESCRITOS MERCANTILISTAS POSTERIORES E A FILOSOFIA DO INDIVIDUALISMO
- “À medida, porém, que o capitalismo se foi desenvolvendo,duas novidades econômicas foram tornando a visão mercantilista insatisfatória para as necessidades do novo sistema e para a maioria dos capitalistas importantes da época. Primeiro (...) a difusão do comércio e o aumento da concorrência foram continuamente diminuindo as diferenças relativas de preços entre as diversas regiões e nações. Isto reduziu os lucros que poderiam ser auferidos pelo simplesaproveitamento destas diferenças de preços. Segundo, à medida que os lucros potenciais auferidos somente pelas diferenças de preços foram sendo reduzidos, foi havendo uma integração do controle capitalista, tanto dos processos de produção, como do comércio”.

- Introdução dos capitalistas produtores no comércio no século XVII, apresentando interesses contrários ao dos mercadores capitalistas.- “Exceto os grupos de interesses especiais que se beneficiavam com as grandes restrições e regulamentações de comércio e produção neste período, os capitalistas, em sua maioria, sentiam-se inibidos e limitados pelas regulamentações estatais, em sua busca de lucros. As doutrinas individualistas e egoístas foram ansiosamente defendidas por estes homens e começaram a dominar o pensamento...
tracking img