Fichamento historia da pedagoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO SIMPLES
Referência: Franco Cambi. Historia da Pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. – São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999. (p. 195-219, 281-293, 342-405)

1. IdéiaCentral
1.1 – Características da educação moderna.
Segundo o entendimento do texto de Cambi, as principais características da idade moderna foram a laicização da sociedade e o surgimento do humanismo,fatores estes que causaram uma revolução nos âmbitos: geográfico, econômico, político, social, ideológico, cultural e pedagógico.

1.2 – Comenius e a educação moderna.
Comenius foi um idealista,pacifista e pedagogo, viajou pela Europa sofrendo influencias e influenciando pensadores da época, criticou a educação de sua época e defendeu a educação como devendo ser universal e pansófica,revolucionou através da sua sistematização, dividiu a educação em fases de idades com modalidades diversas entre elas e devendo o estudo ser em instituição escolar.

1.3 – Rousseau: o “pai” da pedagogiacontemporânea.
Foi o primeiro pensador a reconhecer a criança e sua importância como referência para o desenvolvimento, mostrando a criança como uma imagem mais próxima do homem por natureza, homem esteque é descrito em Emílio.

2. Idéias complementares.
2.1 – Características da educação moderna.
• Na revolução econômica acaba o modelo feudal (fechado e agrícola), surge o modelo do capitalismo(aberto ao comercio, capitalização e exploração de todos os tipos de recursos e visa o lucro como função primordial),
• Na revolução política a igreja perde poder junto ao Estado, este passa a sercentralizado e controlado pelo rei, tendo como fundamento a prosperidade, critérios racionais e eficientes e com visão de Estado-nação e Estado-patrimônio. O poder é distribuído em instituiçõesdelegadas a criar regras e idéias que fortaleçam o Estado.
• Na revolução social a aristocracia perder poder, que passa a ser concentrado em uma nova classe a burguesia que promove e se impõem pelo...
tracking img