Fichamento historia da amazonia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Estado do Pará
Curso Pedagogia
4º semestre noturno
Disciplina: Historia da Amazônia
Professor: Paulo Braga
Lizandra Ferreira da Costa

FICHAMENTO DO LIVRO: BOLLE, W; CASTRO,E; VEJMELKA, M. Amazônia: região universal e teatro do mundo. São Paulo: Globo, 2010. p 185-205.

No livro Amazônia o autor inicia discorrendo sobre a segunda metade do século XVII em que na regiãoamazônica era explorada pela metrópole portuguesa através da produção e extração do fruto do cacaueiro, contudo região amazônica não produzia tanto quanto o Maranhão e após uma guerra que ocorreu naEuropa houve uma queda na demanda do fruto e com assim a região amazônica por ter uma produção menor sofreu uma conseqüência maior dessa baixa nas demandas de exportação.
Segundo (Bolle;Castro;Vejmelka,2010, pg. 188) “Embora já extraísse borracha, a técnica de extração era rudimentar e ainda não havia grande demanda pelo produto” Porém, Após experiências feitas com o látex na Inglaterra uma novatécnica foi desenvolvida com o produto que era a vulcanização que tornava o látex em uma produto de grande utilidade e acontecendo assim a ascensão dessa matéria prima que aconteceu na segunda metadedo século XIX. A borracha natural logo conquistou um lugar de destaque nas indústrias da Europa e da América do Norte, alcançando elevado preço. Isto fez com que diversas pessoas viessem ao Brasil naintenção de conhecer a seringueira e os métodos e processos de extração, a fim de tentar também lucrar de alguma forma com esta riqueza. A partir da extração da borracha surgiram várias cidades epovoados, depois também transformados em cidades, para extração da borracha neste período, acontece uma migração de nordestinos. Entretanto, para muitos trabalhadores, este foi um caminho sem volta. Cercade 30 mil seringueiros morreram abandonados na Amazônia, depois de terem exaurido suas forças extraindo o ouro branco. Morriam de malária, febre amarela, hepatite e atacados por animais como onças,...
tracking img