Fichamento Hist Ria Do Brasil Rep Blica

1546 palavras 7 páginas
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS LICENCIATURA EM HISTÓRIA

FELIPE SOUZA CASTRO

Os Bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi

Fichamento apresentado no curso de graduação da faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção de nota parcial da disciplina História do Brasil República do 5° período, sob a orientação do Professor Igor Oliveira.

PARIPIRANGA
2015
CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi / José Murilo de Carvalho. – São Paulo : Companhia das Letras, 1987.
Resumo
Jose Murilo de Carvalho nasceu em 1939, em Andrelândia, no Sul do estado de Minas Gerais. Mestre e Doutor em Ciências Políticas pela Universidade de Stanford, com pós-doutorado pela Universidade de Londres, é professor titular de História do Brasil no Departamento de História da UFRJ. É um grande historiador e cientista político, membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Ciências, professor da Universidade Federal de Minas Gerais. Escreveu várias obras sobre historia do Brasil, destacando-se os títulos: A construção da ordem: a elite política imperial, Teatro de sombras: a política imperial, Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi, A formação das almas: o imaginário da República no Brasil, A monarquia brasileira, Dom Pedro II entre outras.
Constituindo a trama das ideologias o eixo articulador do livro: Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi, José Murilo de Carvalho embarca na análise de elementos extra discursivos das justificativas ideológicas republicanas e, “hermeneuta das formas”, passa a interpretar símbolos, imagens, alegorias e mitos da época, além de, por fim, avaliar de que maneira as concepções da República extraviaram o círculo restrito das elites e alcançaram a população.
A transição entre o império e a república representar um momento de grande mudança de regime político, a republica, pelo menos na

Relacionados