Fichamento grocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1953 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hugo Grócio e o Direito: o jurista da guerra e da paz
1° capitulo:
Este livro trata de uma obra em que se pode encontrar um panorama das principais facetas do pensamento sem a pretensão de desenvolver qualquer teoria ou de provar uma hipótese. Nele são descritas as contribuições de Grócio para a Filosofia do Direito e para a teoria do Direito Internacional e as opiniões de alguns dos seusprincipais comentadores.
Hugo Grócio foi um jurista-filósofo, talvez o primeiro a merecer essa denominação. Nasceu na cidade de Delft, no fim do século XVI, dentro do espírito humanista da Holanda protestante. Suas ideias tornaram-se ate mesmo uma fonte de perigo para ele mesmo, transcendendo o seu contexto holandês e calvinista, ele defendeu a unificação dos cristãos e a tolerância religiosa. Essetrabalho descreve os principais momentos de sua vida, a sua infância como “o milagre da Holanda”, sua formação no contexto da política do século XVII, sua atuação como advogado da Companhia das Índias, a inusitada fuga da prisão num baú de livros, seu exílio e sua morte. Trata também de suas teses e dos trabalhos que escreveu.

Hugo Grócio presenciou e participou dos eventos históricos maisimportantes do século XVII•, a revolta dos Países Baixos contra o jugo espanhol, a Guerra dos Trinta Anos e o inicio das rivalidades mercantis e ultra-marítimas das potencias européias, em tempos de transição de um mundo medieval para um mundo moderno, de teocêntrico a laicizado, das ultimas guerras de religião para um sistema internacional e no equilíbrio de poder.
Ele próprio é um homem detransição, um exemplo de todas essas transformações. Foi um homem versátil, foi poeta, teólogo, historiador, filósofo, filólogo, pensionário de Roterdã, diplomata, prisioneiro político e exilado e acima de tudo, foi jurista. Seus êxitos o levaram a ser escolhido para o cargo de advogado-fiscal da Província da Holanda, quando defendeu os interesses da recém-criada Companhia das Índias. A sua erudiçãoconstitui, para alguns, um estorvo para a clareza da exposição. Escreveu mais de 60 obras, a maioria em latim. Era um homem que conciliava a densidade intelectual e carreira política, a contemplação filosófica e a ação prática, mas mesmo ao combinar tradições de pensamento antagônicas, ele protagonizou discussões acaloradas sobre a livre navegação dos mares e a unidade crista entre católicos eprotestantes.

Hugo Grócio nasceu numa época muito tumultuada para as Províncias Unidas, a resistência contra a Espanha era precária, os Países Baixos conseguiam, com grandes dificuldades, salvaguardar sua independência da Espanha, mas isso poderia ser facilmente desfeito, pois a França mostrava o desejo de paz com a Espanha, deixando-a mais livre para atacar as Províncias Unidas. Foi nessa instabilidadeque Grócio nasceu e cresceu. Suas preocupações intelectuais e seus planos de carreira são traçados sob a ameaça espanhola e a desordem de um país nascente. Era necessário construir uma nação. Faltavam instituições culturais e políticas para organizar a vida política nos Países Baixos, assim coube a Grócio o dever de coincidir seus projetos pessoais com a constituição do Estado.
A família de Groot(original de Grócio) era muito importante na cidade de Delft, uma das principais cidades Holandesas. Pertenciam a um pequeno circulo dos clãs regentes da cena política da Holanda e Zelândia, houve membros da família de Groot nas instituições políticas muito antes de 1572. Sua linhagem mostra antepassados aristocratas, burgomestres, em cargos públicos, intelectuais, estudiosos, um advogado,conselheiro publico e mestre de requisições, e um doutor em direito. Em 1582, Jan de Groot casou com Alida Averschie, de família nobre. Foi um casamento misto: Alida era católica num país calvinista. O casal teve três filhos, o mais velho foi Hugo de Groot. Ele veio, portanto, de uma família tradicional de juristas e publicistas da Holanda.
Grócio foi dotado de uma genialidade bastante precoce, com...
tracking img