Fichamento gombrich, a história da arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GOMBRICH, E. H. A História da Arte. 16ª edição. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

Capítulo 1 - Estranhos Começos – Povos pré-históricos e primitivos; América Antiga.

No primeiro capítulo de A História da Arte, Gombrich retrata a arte pré-histórica e primitiva. De forma a caracterizar que, durante esse período, a arte não era criada somente com o intuito de umobjeto ou elemento destinado à admiração e contemplação, e sim, como criações artísticas com fins específicos.
Gombrich também ressalta que, geralmente, a arte criada durante esse tempo tinha um certo misticismo ou possuía um caráter religioso. Sendo assim, as pinturas que retratavam figuras de bisões, touros, mamutes ou renas sob machados nas paredes das cavernas, em lugares praticamenteinacessíveis, eram algum tipo de magia; uma forma de crer que aquela figura transporia algum poder. Gombrich explica dessa forma:
“A explicação mais provável para essas descobertas ainda é a de que se trata das mais antigas relíquias dessa crença universal no poder da produção de imagens; por outras palavras, que o pensamento desses caçadores primitivos era que, se fizessem uma imagem de suapresa — e talvez a surrassem com suas lanças e machados de pedra —, os animais verdadeiros também sucumbiriam ao poder deles”. (pág. 42)
Após mostrar algumas artes como esculturas de bronze feitas na Nigéria, outras maias e astecas, uma madeira coberta de fibra vegetal entrançada que representava um “Deus da Guerra” chamado Oro e, máscaras de Nova Guiné e do Alasca, Gombrich atenta para o fatode que ao nos aprofundarmos na mente daqueles que criaram essas artes, percebemos que a reprodução dessas figuras e objetos não estavam fielmente ligados apenas à religiosidade ou misticismo e à magia, visto que tais representações tinham também o intuito de narrar algum fato. Portanto, além de serem criações que tentavam reproduzir uma crença em algo religioso ou mágico, essas produções tambémeram uma adaptação inicial da escrita. Gombrich explica nesse trecho:
“Se tentarmos penetrar na mentalidade que criou esses ídolos sobrenaturais, poderemos começar a entender como a feitura de imagens nessas primeiras civilizações estava não só ligada à magia e religião, mas era também a primeira forma de escrita”.(pág. 53)

Capítulo 2 - Arte para a Eternidade – Egito, Mespotâmia,Creta

Foi a arte egípcia que influenciou a arte grega que, por sua vez, acabou influenciando toda a arte ocidental. A civilização egípcia tinha crença no politeísmo e acreditavam na vida após a morte. Com isso, construíram pirâmides com o intuito de conservar lá dentro o corpo dos reis e deuses do Antigo Egito. Segundo Gombrich:
“O faraó era considerado um ser divino que tinhacompleto domínio sobre eles e, ao partir este mundo, voltava a ascender para junto dos deuses dos quais viera. As pirâmides elevando-se para o céu ajudá-lo-iam provavelmente a fazer sua ascensão”.(pág 55)
Ou seja, uma vez que esse povo acreditava na eternização da vida após a morte, eles tentavam preservar o corpo do rei da decomposição, armazenando-o numa pirâmide que tinha sido edificadajustamente para preservar a imagem, para assim, a alma poder continuar vivendo no além.
No que se diz respeito à arte egípcia, Gombrich deixa claro que:
“Os egípcios acreditavam que apenas preservar o corpo não bastante, mas que, se uma fiel imagem do rei fosse preservada, não havia dúvida alguma de que ele continuaria vivendo para sempre. Assim, faziam com que artistas esculpissem acabeça do rei em imperecível granito e a colocavam na tumba onde ninguém a via, a fim de aí exercer sua magia e ajudar a alma a manter-se viva na imagem e através dela. Uma expressão egípcia para designar o escultor era, de fato, “Aquele que mantém vivo".” (pág. 58)
Portanto, os egípcios criavam uma arte totalmente fiel à imagem que queriam representar, pois como buscavam a eternização do...
tracking img