Fichamento Gerenciamento de Prazos P s Gradua o Gest o de Projetos EAD Est

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS


Fichamento de Estudo de Caso




Gerenciamento de Prazos,




Rio de Janeiro








Estudo de Caso: Sistema de Manejo de bagagem do Aeroporto Internacional de Denver

Gerenciamento de Prazos
Sistema de Manejo de bagagem do Aeroporto Internacional de Denver


REFERÊNCIA: Lynda M.Applegate. Ramiro Montealegre. H. James Nelson. Carin Isabel Knoop.

O trabalho dos autores baseia-se sobre a história do Aeroporto Internacional de Denver.

O início da construção do aeroporto foi em novembro de 1989. Era o primeiro grande aeroporto construído após a inauguração do Dallas-Fort Worth em 1974.

Em 1992, quando o aeroporto já estava com dois anos, os gerentes do projeto tiveram aidéia de incluir um sistema amplo e integrado de manejo de bagagem para facilitar e muito a vida daqueles que utilizavam o aeroporto.

Algumas melhorias como a redução do tempo de espera pelas bagagens e a diminuição do manejo manual das bagagens estavam entre as melhorias que este novo sistema alcançaria.

Como todo projeto demanda tempo e muito estudo para saber se realmente será viável, estetambém havia alguns riscos como: a grandiosidade do projeto e grande complexidade. Alto grau de incertezas nas definições técnicas e de projeto e se não bastasse todos estes riscos, também havia a falta de tempo para o término do projeto.

Houveram atrasos também na inauguração do aeroporto por causa de problemas na construção. A data programada de Outubro de 1993 não foi alcançada e posteriormentehouveram outros três atrasos em sete meses por causa de problemas na implantação do sistema de bagagens.

Em maio de 1994, devido a grande pressão de acionistas, comunidade empresarial e das companhias aéreas, etc, o prefeito de Denver, Wellington Webb contratou a empresa alemã Logplan para avaliar o sistema de bagagens. Após fazer sua avaliação, a empresa Logplan entregou um relatório de 11páginas que traziam ótimas notícias em relação ao sistema de bagagens, dentre as quais informava que o projeto era "altamente avançado" e "teoricamente" capaz de cumprir suas prometidas "capacidades", serviços e desempenho". Mas não eram só ótimas notícias, também havia alguns problemas mecânicos e elétricos que afetariam a estabilidade e confiabilidade do projeto.

A Logplan solicitou aproximadamentecinco meses para fazer o sistema completo operar de maneira confiável.

De posse das informações do relatório, em agosto de 1994 o prefeito Wellington Webb fez algumas exigências a BAE como multa de $12.000 ao dia por não terem entregue o sistema na data original do término que era em 29 de outubro de 1993. Que a BAE pagasse pelos $50 milhões do sistema de bagagens convencional com carrinhos erebocadores. O presidente da BAE, Gene Di Fonso sabia das dificuldades em torno do projeto e portanto considerava o cancelamento do mesmo como a melhor opção para estancar o prejuízo ou buscar negociações com a cidade para o término do projeto.

Em 1983 em plena corrida eleitoral pela prefeitura de Denver, o assunto "Expansão do Aeroporto" ainda estava em alta, tanto é que haviam três candidatos nadisputa e no fim apenas dois disputaram o segundo turno, Peña e Tooley. Os mesmos assinaram uma declaração conjunta se comprometendo com a expansão do aeroporto. O colorado Forum, um grupo dos 50 principais empresários do estado que fizeram esta solicitação aos candidatos a prefeitura.

Peña foi eleito e manteve o compromisso de expansão, pois com certeza seria cobrado.

A economia não andava bemna metade dos anos 1980 e com isso houve uma queda nos empregos. A economia capenga fez com que muitos governantes, inclusive o de Denver a ingressar numa política de obras públicas para salvar a região da queda livre da economia.
Foram feitos investimentos na infra-estrutura, melhorias em ruas e estradas e a criação de uma nova biblioteca, etc. Peña teve papel decisivo para a tentativa da...
tracking img