Fichamento Gerenciamento de Prazos P s Gradua o Gest o de Projetos EAD Est

1407 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

Gerenciamento de Prazos,

Rio de Janeiro

Estudo de Caso: Sistema de Manejo de bagagem do Aeroporto Internacional de Denver

Gerenciamento de Prazos
Sistema de Manejo de bagagem do Aeroporto Internacional de Denver

REFERÊNCIA: Lynda M. Applegate. Ramiro Montealegre. H. James Nelson. Carin Isabel Knoop.

O trabalho dos autores baseia-se sobre a história do Aeroporto Internacional de Denver.

O início da construção do aeroporto foi em novembro de 1989. Era o primeiro grande aeroporto construído após a inauguração do Dallas-Fort Worth em 1974.

Em 1992, quando o aeroporto já estava com dois anos, os gerentes do projeto tiveram a idéia de incluir um sistema amplo e integrado de manejo de bagagem para facilitar e muito a vida daqueles que utilizavam o aeroporto.

Algumas melhorias como a redução do tempo de espera pelas bagagens e a diminuição do manejo manual das bagagens estavam entre as melhorias que este novo sistema alcançaria.

Como todo projeto demanda tempo e muito estudo para saber se realmente será viável, este também havia alguns riscos como: a grandiosidade do projeto e grande complexidade. Alto grau de incertezas nas definições técnicas e de projeto e se não bastasse todos estes riscos, também havia a falta de tempo para o término do projeto.

Houveram atrasos também na inauguração do aeroporto por causa de problemas na construção. A data programada de Outubro de 1993 não foi alcançada e posteriormente houveram outros três atrasos em sete meses por causa de problemas na implantação do sistema de bagagens.

Em maio de 1994, devido a grande pressão de acionistas, comunidade empresarial e das companhias aéreas, etc, o prefeito de Denver, Wellington Webb contratou a empresa alemã Logplan para avaliar o sistema de bagagens. Após fazer sua avaliação, a empresa Logplan entregou um relatório de 11 páginas

Relacionados