Fichamento - GARCIA, Rolando - Interdisciplinariedad y Sistemas Complejos

1675 palavras 7 páginas
ALUNO: LEONARDO GASPARY SALLES
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
GARCÍA, Rolando. Interdisciplinariedad y sistemas complejos. In LEFF (org.). Ciencias sociales y formación ambiental. Barcelona: Gedisa, 1994. P. 85-123. introducción PALAVRAS-CHAVE: epistemologia; interdisciplinaridade; teoria sistêmica.
O problema de pesquisa define se uma metodologia complexa deve ser utilizada, ou não. Problemáticas complexas necessitam de metodologia complexa.
Multidisciplinaridade X Interdisciplinaridade. Agrupar ou justapor diversos diagnósticos disciplinares não constitui interdisciplinaridade, esta ultima requer formas específicas de formular e analisar o problema.
CONCEITOS
Problemáticas Complexas – envolvem o meio físico-biológico, a produção, a tecnologia, a organização social, a economia (p.85).
Sistema Complexo – Problemáticas complexas se caracterizam pela confluência de múltiplos processos cujas inter-relações constituem a estrutura de um sistema que funciona como uma totalidade organizada, denominada sistema complexo. (p.85).
a) interdisciplinariedad
PALAVRAS-CHAVE: epistemologia; interdisciplinaridade; multidisciplinaridade.
a.1 Los enfoques tradicionales
O autor coloca quatro abordagens/argumentos para definir o porquê e como fazer pesquisa interdisciplinar, todas insuficientes.
b) A fragmentação excessiva da ciência faz perder o contato com o problema original, e dota o pesquisador de uma perspectiva limitada que o incapacita a realizar o trabalho de síntese necessário ao entendimento de uma realidade complexa. – é insuficiente pois nem toda investigação é interdisciplinar.
c) As fronteiras disciplinares são arbitrárias, não dando conta dos problemas que as trespassam. – o problema reside que unir disciplinas para lidar com problemas que lhes são comuns é apenas uma forma de multidisciplinaridade que pode resultar em especializações ainda maiores.
d) Devem-se formar

Relacionados