Fichamento - FRIGERIO, Alejandro. Teorias econômicas aplicadas ao estudo da religião: em direção a um novo paradigma

858 palavras 4 páginas
Neste artigo, Frigerio irá apresentar os elementos mais positivos de um novo paradigma no campo da sociologia da religião, através das ideias de alguns autores contemporâneos, afastando-se do que até então havia sido desenvolvido, principalmente por Peter Berger.
Rodney Stark, Laurance Iannaccone e Roger Finke foram os principais de vários defensores deste novo paradigma, que resulta da aplicação de teorias econômicas e de escolha racional [rational choice] aos fenômenos religiosos, focado mais na oferta do que na demanda religiosa, obtendo-se uma nova perspectiva quanto ao funcionamento dos mercados religiosos e aos efeitos do pluralismo, da concorrência e do monopólio religiosos sobre a atividade religiosa de uma sociedade.
a) Economias e Mercados Religiosos – utiliza Stark e McCann para explicar que, dentro deste novo paradigma, existe uma economia religiosa que abrange todas as atividades religiosas de uma sociedade - envolvendo clientes e firmas - algumas reguladas, outras não. Esse mercado religioso com diferentes firmas competindo (pluralismo) seria natural, devido às diferentes preferências dos consumidores, em um mercado não-regulado, sendo que o pluralismo fortalece a economia religiosa pois aumenta o compromisso religioso individual – oposta à ideia de Berger de que o pluralismo desqualifica – e religiões monopolistas são ineficientes, tanto que apenas existem com regulação estatal, quando as religiões competidoras à monopolista existem, só que de maneira oculta.
b) Religião e escolha racional – Ainda utilizando Stark, agora em parceria com Iannaccone e Finke, o autor explicará os pressupostos do que constitui uma religião, com base nos dilemas da produção coletiva de bens religiosos, sendo estes, principalmente, os ‘compensadores’ - promessas com origem sobrenatural e, portanto, incertos. A religião é um bem produzido e mantido coletivamente, e os compensadores, por serem incertos, terão sua validade aumentada se houver legitimidade dentro do grupo.

Relacionados