Fichamento Framptom, Vicente Del Rio / Haroldo Gallo, Luis Salvador Gnoato, Francisco Spadoni, Luís Henrique Haas Luccas

4503 palavras 19 páginas
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

FICHAMENTO 03

Disciplina: História e Teoria da
Arquitetura e da Cidade III
Prof.: Luiz Mauro do Carmo Passos

Aluna:
Ana Paula Barbosa Soares

Belo Horizonte, Junho de 2015.

FICHAMENTO DE LEITURA
Lugar, produção e cenografia: prática e teoria internacionais a partir de 1962

Nome do autor: Kenneth Frampton. Data: 2003. Informações sobre o autor: Kenneth Frampton é arquiteto, crítico, historiador e professor titular da Faculdade de Arquitetura, Planificação e Preservação da Universidade de Columbia, onde exerce docência desde 1972.
Resumo:
A arquitetura muda com o tempo com os momentos históricos. A partir de 1960 a forma de habitar foi imensamente explorada pelos arquitetos. A apreensão com relação a guerra resultou em na criação de projetos completamente orgânicos e autônomos.
O Archigram explorou esse tipo de arquitetura e o resultado foram locais completamente cenográficos, que remetem as cidades espaciais de filmes de ficção científica. Eles esperavam a destruição pelas guerras, daquilo que já existia, por isso criaram cápsulas habitáveis. Porém não foi considerada a viabilidade econômica e social de efetivação desses projetos.
“Dentre os pontos principais da atividade de um arquiteto, quase sempre fará parte da investigação das “possibilidades” de um lugar; em outras palavras, o uso da inventividade do conceito arquitetônico para explorar ao máximo as vantagens oferecidas por um pedaço de terra” (FRAMPTON, 2008)
Esses cenários futuristas na verdade eram o

Relacionados