Fichamento - florestan fernandes - o que é sociologia?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é a Sociologia? (Fernandes 1959)
FERNANDES, Florestan. 1974. O que é a Sociologia? In: Elementos de sociologia teórica. São Paulo: Editora Nacional, pp.19-32. [1959]
ORDEM SOCIAL:
[A] ordemsocial, inerente às diversas modalidades de manifestação organizada da vida, oferece o ponto de referência através do qual os fenômenos socials devem ser descritos sociologicamente. (Fernandes1974:21)
SOCIEDADE e NATUREZA:
[O]s organismos vivem em condições que convertem a agregação ou/e a associação em necessidade vital. A sociedade não se opõe à natureza, pois representa o seu prolongamentona organização dos processos da vida. (Fernandes 1974:21)
OS 4 NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DA VIDA (“qualificações provisórias e precárias”): (1) ORDEM BIÓTICA (plantas); (2) ORDEM BIOSSOCIAL (insetos);(3) ORDEM PSICOSSOCIAL (macacos); (4) ORDEM SOCIOCULTURAL (humanos).
O que se pode chamar de ordem social, em cada um desses níveis de organização da vida, é portanto algo extremamente variável. [...]Daí a conclusão de que as expressões mais altas da vida social acham seus fundamentos em tendências de agregação ou de associação que são universais entre os seres vivos, das plantas aos anomais(Fernandes 1974:23)
SOCIEDADE e NATUREZA:
À medida que o campo de adaptações dos organismos passa a depender, de maneira crescente e dominante, de elementos e de fatores superorgânicos, qualquer que sejasua origem ou natureza, aumenta a plasticidade das relações dos organismos entre si e a faculdade deles de exercer controles ativos sobre as condições normais de vida. Isso faz com que a ordem socialse transforme de requisito da organização da vida, o que é verdadeiro para os organismos, cuja sobrevivência depende da agregação ou da associação, em fator de diferenciação e de reintegração dasformas de organização da vida. A evolução [...] cultural do homem contém as melhores evidências desse processo, que confere à ordem social o poder de interferir na configturação do padrão de equilíbrio...
tracking img