Fichamento finley, moses.“guerra e império”. história antiga: testemunhos e modelos são paulo: martins fontes, 1994. pp 88-113.

420 palavras 2 páginas
Universidade Castelo Branco
Departamento de História

Trabalho apresentado na disciplina de:

História Antiga

Prof° Almir Marques de Souza Junior

FICHAMENTO

FINLEY, Moses.“Guerra e Império”. História Antiga:Testemunhos e Modelos São Paulo: Martins Fontes, 1994. pp 88-113.

Resumo:

O Capítulo nos leva a uma análise para entendermos a história dos gregos e romanos diante a guerra, sobre os testemunhos à disposição do historiador e suas limitações, passando pela Guerra do Peloponeso e a expansão do Império Romano, baseado em ensaios da história grega e romana, ou seja, relata acontecimentos da época sobre a prática dos historiadores.
Nos indica o quanto à prática historiográfica moderna acerca da antiguidade continua retrógrada.
A guerra era vista com naturalidade, pois através da guerra se apossava das riquezas de seus inimigos e na maioria das vezes tornava-os escravos, e para que pudessem ter o controle sob eles, na maior parte das vezes, era necessária usar a violência, isto era encarado como uma prática comum. Isso não quer dizer que os gregos gostavam da guerra, mas a aceitavam por ser inevitável.
Mostrando –nos que o lugar para guerras e os conflitos só podiam ser compreendidos pelas suas conseqüências. Esses acontecimentos foram relatados pelos primeiros historiadores como Tucídides, ate a análise de historiadores atuais.

Citações:

“Mas a hipótese não está confirmada por nenhum testemunho genuíno, e esta falta específica de informação perturba a maioria dos esforços para fazer um balanço das guerras, conquistas ou impérios da Antiguidade.” Pág.105

“Na Antiguidade, uma conquista acarretava regularmente a tomada da terra para exploração e a imposição de fardos fiscais ou militares aos novos vassalos.” Pág. 110

Comentário:

O conteúdo é de fácil entendimento, segundo o autor, é inerente a construção de modelos à concentração

Relacionados

  • ANTUNES Jair Marx E A Am Rica Para Al M Da Hist Ria Do Capitalismo
    66966 palavras | 268 páginas
  • Texto de ciro flamarion cardoso - os domínios da história
    185024 palavras | 741 páginas
  • Dominios da História
    197845 palavras | 792 páginas