Fichamento - filme tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO

TEMPOS MODERNOS (1936) 














2 – RESUMO

TEMPOS MODERNOS (1936), clássico do cinema, é o último filme mudo do cineasta britânico Charles Chaplin, que apresentaa vida urbana nos Estados Unidos, na década de 30, posterior a crise de 1929, época em que a depressão atingiu grande parte da população norte-americana, levando-a ao desemprego, fome e miséria.
Opersonagem principal é Carlitos, interpretado pelo próprio diretor (Charles Chaplin), que ao ser contratado como operário para trabalhar numa grande fábrica, transforma-se em um líder grevista. Logoconhece uma jovem, por quem se apaixona.
Carlitos é um trabalhador de linha produção, numa empresa que tenta se sustentar diante das modernidades que estão surgindo por impor aos seus funcionários umritmo frenético de trabalho. O personagem de Chaplin não aguenta a pressão e fica histérico, e daí se desenrola a história, que na verdade é uma crítica muito bem direcionada sobre a vida irreal dassociedades.
A classe trabalhadora que luta no seu dia-a-dia por dias melhores fica cada vez excluída da sociedade (segregação social), sem emprego e sem perspectiva de realizar ou conquistar suapretensão pessoal, que em muitos casos são até mesmo indispensáveis para a subsistência desses operários.
O filme retrata a vida do homem na sociedade industrial, caracterizada pela produção embasada nosistema de linha de montagem e da mão-de-obra especializada. Mostra também as desigualdades sociais da época e que essa mesma sociedade capitalista que explora o proletariado, alimenta todo conforto ediversão para burguesia. Cenas como a que Carlitos e a menina órfã conversam no jardim de uma casa, ou aquela em que Carlitos e sua namorada encontram-se numa loja de departamento, ilustram bem essasquestões.
Na verdade, o filme nada mais é do que uma dura crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, em que o operário é sufocado pelo capitalismo...
tracking img