Fichamento Estudo de Caso EMBRAER 07 2015

949 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso
Maria Rosana de Medeiros
Antonio Nascimento Junior
Trabalho da Disciplina: Estratégia Empresarial,
Tutor: Prof. Audemir

Rio de Janeiro
2015

1

Estudo de Caso

CASO: Embraer: A Líder Mundial em Jatos Regionais

EMBRAER, fundada em 1969 pelo governo brasileiro, privatizada em 1994
( ano em que registrou um prejuízo considerável ) e que em 2000 já se apresentava como a 4ª maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo.
Após a privatização, focando em um plano de recuperação em 1995, a
Embraer buscou um novo CEO da empresa, sendo eleito pelos novos acionistas, Maurício Botelho, ex da Companhia Bozano Simonson, engenheiro mecânico, com 53 anos de idade.
Botelho tinha como o seu principal desafio, transformar a Embraer em uma empresa focada e organizada em função de produção, e também em desenvolvimento, sendo mais centrado no mercado, ou seja, se concentrando inteiramente no que os clientes querem; criando uma política reforçada por um projeto de

reorganização,

resultando

em

uma

organização

matricial,

estruturada em função de projetos, objetivada em aumentar a flexibilidade, interação e autonomia, ao mesmo tempo reduzindo prazos e custos.
Adotou uma nova estratégia empresarial, com a finalidade de escolher, novos caminhos, novos programas de ação, sendo adequados ao mercado internacional de aeronaves regionais.
Após essa restruturação, mesmo sendo muito menor que as grandes, americana Boeing, o consórcio europeu Airbus e a canadense Bombardier, em
1999, a Embraer tinha se revelado muita mais lucrativa que as suas principais concorrentes. Se tornando líder mundial em jatos regionais, ano que despontou como a maior exportadora brasileira.

2

Na ocasião de julho de 1999, a Embraer anunciou uma nova família de aeronaves, sendo eles jatos de maior porte. Sendo que em outubro daquele ano, a Embraer anunciou que um consórcio de empresas francesas dos setores aeroespaciais e de

Relacionados

  • Materiais didáticos
    271672 palavras | 1087 páginas
  • Gramatica
    271672 palavras | 1087 páginas