Fichamento - espaço intra-urbano no brasil

Fichamento

Nádia Jaen Alonso
2AARM – D2
201014400
FICHA BIBLIOGRÁFICA

Ficha Nº: 05.

Dados Técnicos _Livro

Autor: VILLAÇA, Flávio.

Nome: Espaço intra -urbano no Brasil.Tipo: Livro.

Edição: Studio Nobel: FAPESP.

Local: São Paulo.

Data:2005.

Dados técnicos resenha

Autor: VILLAÇA, Flávio.

Capítulo: Reflexões Finais.

Páginas: 327 – 361.

Villaçacomeça esse capítulo abordando a segregação da burguesia nas principais capitais brasileiras dizendo que é um processo que está longe de ser uma particularidade das décadas recentes e de uma eventualatuação do capital imobiliário ou das leis de zoneamento contemporâneo. Afinal, vem se constituindo há mais de um século.
Desenvolve o tema analisando as tendências que essa segregação teve, como porexemplo, no caso de São Paulo, onde houve mudança de direção da burguesia e uma reviravolta na localização dessa área segregada correspondeu a uma reviravolta no centro da cidade. Villaça coloca essamudança como o significado de estruturas urbanas que cada capital teve.
O espaço urbano é produzido e consumido por um mesmo e único processo. A sua estruturação interna, entretanto, se processa sob odomínio de forças que representam os interesses do consumo das camadas de mais alta renda. É essa a questão revelada por todas as transformações da estrutura urbana. O benefício disputado no espaçourbano é o deslocamento, que passa a ser vantagem somente a essa classe, tornando o sistema de deslocamento das outras classes piores.Ou seja, as classes sociais disputam o domínio e a burguesia é aque mais consegue exercê-lo.
As indústrias também entram nessa disputa. Suas localizações dentro do espaço intra-urbano, entretanto, são determinadas pelos interesses de deslocamentos doscapitalistas, dos trabalhadores, e pelos interesses nas atividades terciárias e da habitação.
Os transportes desempenham um papel fundamental na estruturação do território. Entretanto, o papel por eles...