Fichamento Erasmo De Roterd CSPE

283 palavras 2 páginas
Diana Fidelis Lopes – CSPE
Assunto (Tema):
Fichamento sobre o teórico Erasmo de Roterdã da árvore da evolução do conhecimento pedagógico.
Referência Bibliográfica:
Ferrari, Márcio. Erasmo de Roterdã, O porta-voz do humanismo. Revista Nova Escola, São Paulo, Abril. Edição Especial. N. 19. (p.27-31). jul. 2008.
Texto da Ficha:
“Embora fosse clérigo e profundamente cristão, o filosofo holandês Erasmo de Roterdã (1469 – 1536) passou para história por se opor ao domínio da Igreja sobre a educação, a cultura e a ciência” (p.27).
“Ele era o intelectual mais respeitado e prestigiado do seu tempo e sempre esteve ligado aos círculos de poder europeus” (p.28).
“Para Erasmo, a linguagem era o começo de toda boa educação, já que é sinal da razão humana [...] Erasmo prenunciava novos rumos para a pedagogia ao deter um olhar mais acurado na infância [...] Segundo ele, apenas a instrução religiosa deveria ser para todos, enquanto os estudos das artes liberais estariam restritos aos filhos da elite, que futuramente teriam cargos decisórios” (p.29).
“Erasmo se inseria no panorama cultural como um símbolo da nova era. Num tempo em que os papas insuflavam guerras e acumulavam fortunas e o clero dava fartas mostras de ostentações, hipocrisia e arrogância, Erasmo pregou a volta aos valores cristãos originais, a começar pela paz [...] A moralidade estava no centro das preocupações do filósofo e deveria, de acordo com ele, ser a fonte e o objetivo final da educação” (p.29-30).
“Apesar da notoriedade de que desfrutou em vida, Erasmo foi desprezado pelas gerações seguintes. Suas ideias seriam retomadas cerca de um século depois pelo educador tcheco João Comênio (1592 – 1670), considerado o pai da didática moderna” (p.31).

Tipo de Fichamento: Citação

Relacionados