FICHAMENTO EmilaFerreiro

1253 palavras 6 páginas
FICHAMENTO DO LIVRO:
FERREIRO,Emília.Reflexões sobre alfabetização. São Paulo. Editora Cortez, 1985.

“[... ],a alfabetização é considera­da em função da relação entre o método utilizado e o estado de 'maturidade' ou de 'prontidão' da criança. “(p.9).
“A escrita pode ser considerada como uma representação da linguagem ou como um código de transcrição gráfica das unidades sonoras”. (p.10).
“A invenção da escrita foi um processo histórico de construção de um sistema de representação, não um processo de codificação.” (p.12).
“No caso dos dois sistemas envolvidos no inicio da escolarização (o sistema de representação dos números e os sistemas de representação de linguagem) as dificuldades que as crianças enfrentam são dificuldades conceituais semelhantes às da construção do sistema e por isso pode-se dizer, em ambos os casos, que a criança reinventa esses sistemas.” (p.12-13).
“As escritas do tipo alfabético (tanto quanto as escritas silábicas) poderiam ser caracterizadas como sistemas de representação cujo intuito original – e primordial - é representar as diferenças entre os significantes”. (p.13-14).
“A distinção que estabelecemos entre sistema de codificação e sistema de representação não é apenas terminológica. Suas consequências para a ação alfabetizadora marcam uma nítida linha divisória”. (p.14).
“A linguagem, como tal. é colocada de certa forma “entre parêntese”, ou melhor, reduzida a uma série de sons (contrastes sonoros a nível do significante)”. (p.15).
“[...]se a escrita é concebida como um código de transcrição, sua aprendizagem é concebida como a aquisição de uma técnica; se a escrita é concebida como um sistema de representação, sua aprendizagem se converte na apropriação de um novo objeto de conhecimento, ou seja, em uma aprendizagem conceitual”. (p.16).
“Se pensarmos que a criança aprende só quando é submetida a um ensino sistemático, e que a sua ignorância está garantida até que receba tal tipo de ensino, nada podemos enxergar. Mas se pensarmos

Relacionados