Fichamento emilé durkhein

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES
SOCIOLOGIA GERAL
PROFESSOR: ANTÔNIO
ALUNA: REGINA PAULA P. MARTINS ESCOBAR

ÉMILE DURKHEIN
Durkhein dedicou-se a Sociologia, buscando defini-la e torná-la umadisciplina independente e de embasamento científico. Acreditava que os verdadeiros objetos de estudo da Sociologia eram os fatos sociais e deu a eles três elementos essenciais que os caracterizavam: acoercitividade, a exterioridade e a generalidade.
A coercitividade seria a conformidade que o indivíduo teria que assumir diante das regras impostas pela sociedade, independente de sua vontade,tendo como penalidade as sanções a que estaria sujeito em caso de oposição a essas regras.
A exterioridade seria a atuação que os fatos sociais exercem sobre o indivíduo após o seunascimento, por já existirem, independente de sua vontade.
A generalidade seria a característica que tornaria um fato em social, pois seriam fatos comuns a todos os indivíduos ou a uma grande parceladeles, tornado-o coletivo.
Durkhein aconselhava o pesquisador a encarar os fatos sociais como coisas; e para que se conseguisse uma explicação científica o pesquisador deveria manter a neutralidadee afastar seus valores pessoais dos fatos a serem estudados. Durkhein apresenta a sociedade como algo vivo que pode apresentar estado de normalidade ou patologia. Seriam considerados normais osfatos aceitáveis pela sociedade de forma a lhe proporcionar valores e representar importância no processo de evolução e patológicos os que fossem contrários a essa ordem social.
Durkhein em suaobra Da divisão do trabalho social demonstra que a consciência coletiva é o comportamento padronizado, delimitado e aceito como regra por uma sociedade, independente da consciência individual. Eleestabeleceu com como transformação das sociedades a passagem da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, que define ser a primeira onde os indivíduos permaneciam independentes em relação à...
tracking img