Fichamento elisa byington

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Das teorias da composição pictórica à história da arte

- Inicialmente a autora faz uma caracterização que se refere tanto ao termo Renascimento, quanto ao período histórico que ele designa. A caracterização clara e objetiva refere-se ao culto dos ideais da Antiguidade clássica como fonte tanto de saber como de beleza.
- Introduz-se a concepção de Humanismo. Os humanistas são caracterizadoscomo os grandes responsáveis pela transformação cultural assinalada pelo Renascimento.
- Esse retorno à antiguidade não possui correlação alguma com sentimentos nostálgicos. Possui, antes, uma prerrogativa otimista, tanto com relação ao presente como ao futuro.
- Marca-se que o período a que se define Renascimento não é consensual entre os estudiosos, mas compreende-se de forma abrangente entremeados do século XIV até o final do século XVI. Movimento histórico relativamente breve. Marca o início da Idade Moderna.
- O movimento Renascentista tem seu berço na Itália, e dali se estende, posteriormente, ao resto da Europa.
- Um ponto importante é que a ideia de Renascimento pertence à própria época em que advém. É uma concepção criada e refletida por seus contemporâneos e protagonistas.
-O passado imediato é considerado obscuro, é abominável, é obscurantista. É apresentada a imagem de “trazer à luz”.

Luz e trevas

- Francesco Petrarca (1304-74) é introduzido como o primeiro a usar da contraposição de trevas e luz, confrontando a Idade Média com a Antiguidade
-Depois disso, a imagem do Renascimento foi se tornando, gradualmente, um programa e um mito.
- Louvor da arte deGiotto por sua capacidade de “imitar” a natureza. Aqui a tão importante noção de “mimesis” é introduzida pela primeira vez.
- A imitação da natureza é louvada. Mais precisamente a natureza humana.
- É apresentado o grande exemplo da disputa “artística” entre Zêuxis e Parrásio na Grécia Antiga.
- Boccaccio elogia o naturalismo de Giotto, que segundo ele revelava uma sensibilidade inteiramente novacom relação às trevas do passado medieval.
- É indicada a presença de um público também inteiramente novo, interessado em formas mais complexas de apreciação artística, a que naturalmente o artista era provocado a satisfazer.
- O grande valor da obra de Giotto está na sua reflexão sobre a natureza humana e seus sentimentos.
- É introduzida a “personalidade” de Vasari, que terá papel dedestaque em toda a obra. Segundo Byington, o “Le vite...” de Vasari pode ser considerado o primeiro livro de história da arte.

Imitar com invenção nova

- O conceito de imitação, “mimesis”, é crucial para todo o Renascimento e, portanto, também na obra de Byington.
- É importante compreender que o conceito de mimesis possui uma ampla gama de significados, mas que nenhum deles, em absoluto, exclui aideia de originalidade.
- Nas palavras de Vasari: a arte “moderna” tinha como pressuposto “imitar com invenção nova”
- O Humanismo se utiliza da noção de mimesis para a edificação de um sistema moral e estético. Aqui a ideia de imitação abrange concepções propriamente morais, na medida em que a imitação louva o exemplo.
- Nas artes, o conceito de imitação se refere mais objetivamente aoretorno às formas da natureza, mas uma vez, em especial da natureza humana. No entanto, ao mesmo tempo em que a noção abrange a mimesis da natureza, ela abrange também a imitação do modelo, no caso, o modelo da Antiguidade clássica.
- Ainda esmiuçando o conceito de imitação, Byington afirma que na metade do Quatrocentos, a imitação correspondia à reprodução da realidade. Ou seja, quanto mais perfeita areprodução (em termos pictóricos), mais valorosa.
- As regras da perspectiva renascentista foram inventadas em 1415 por Brunelleschi e descritas em 1435 por Alberti. Possibilitam a criação do espaço tridimensional sobre o plano, o que vem a ser um advento, ou uma “ferramenta” que possibilita a imitação atingir a “perfeição”.

Espelho ideal

- Após o primeiro período, em que a dedicação era...
tracking img