FICHAMENTO: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: O NOVO RITMO DA INFORMAÇÃO

2652 palavras 11 páginas
Fichamento de Conteúdo: KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Ed. Papirus, 2007. Na apresentação a autora relata que escreveu o livro pensando nos jovens leitores, em seus professores e nos demais profissionais de diferentes áreas que se interessam pelo tema, tão atual, da relação entre educação e tecnologias. Tornado acessível para todos os conceitos e as questões de grande complexidade teórica das duas áreas: educação e tecnologia.
Na introdução é relatada a sua experiência ao ligar o computador, se identificar através da webcam e senha de acesso e ser transportada para o ambiente tridimensional interativo em que estuda, algo que é comum em vários ambientes educacionais pelo mundo.
No primeiro capítulo a autora afirma que as tecnologias são tão antigas quanto a espécie humana e que o raciocínio usado pelo homem tem garantido um processo crescente de inovações, desde o inicio dos tempos, fez com que o homem na Idade da Pedra apesar de ser mais frágeis fisicamente diante de outros animais e das manifestações da natureza, a garantia através do uso da água, fogo, e outros materiais a sua sobrevivência e dominação.
Relata que as tecnologias evoluíram e invadem as nossas vidas, ampliam a nossa memória, garantem novas possibilidades de bem-estar e fragilizam as capacidades naturais do ser humano, alterando comportamentos. Citando que a ampliação e a banalização do uso de determinada tecnologia impõem-se á cultura existente e transformando não apenas o comportamento individual, mas de todo um grupo social.
Conceitua “tecnologia” como algo que diz respeito a muitas coisas além de máquinas. O conceito de tecnologias engloba a totalidade de coisas que a engenhosidade do cérebro humano conseguiu criar em todas as épocas, suas formas de uso e suas aplicações. Existem muitas tecnologias ao nosso redor que não são máquinas. Afirmando que a tecnologia está em todo lugar, já faz parte das nossas vidas e que estão

Relacionados