FICHAMENTO ECONO

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto


ADAM SMITH
Principal obra: “A riqueza das nações” = investigação sobre a natureza e suas causas. Adam Smith é revolucionário ao contestar e indagar fundamentos da riqueza, rejeitando a tese mercantilista a qual associava a riqueza à posse de metais preciosos e indo contra, também, a tese fisiocrata onde a riqueza estava ligada ao trabalho da terra. Por tamanha irreverência é considerado “o paida economia política”, a medida em que sua obra central constitui uma ruptura na história do pensamento econômico.
Adam Smith investiga as origens do valor dos bens e também a formação do preço do trabalho. Desse estudo, Smith faz uma distinção entre valor de uso e valor de troca, onde valor de uso de um bem está ligado à sua utilidade, já o valor de troca está ligado à capacidade do detentorobter outros bens no mercado. Ao comparar a água (bem extremamente útil mas que não se consegue praticamente nada em troca) a um diamante (nada útil, porém com alto poder de troca), ressalta que não existe necessariamente uma relação entre valor de uso e valor de troca. Numa sociedade pouco desenvolvida o valor de troca de um produto é estabelecido a partir da quantidade de trabalho necessário parasua realização. Já numa sociedade mais desenvolvida, o preço das mercadorias é definido a partir de uma série de fatores somados, como nível dos salários, lucro do empresário, entre outros.
O rendimento de uma produção, para Smith, se divide em três grandes grupos: os salários, os lucros e a renda da terra. O salário corresponde ao rendimento necessário para que o trabalhador possa reproduzir ascondições de existência dele e de sua família. Cinco características permitem determinar o nível do salário: a estrutura/condições de trabalho, o tempo de aprendizagem exigido pelo ofício, estabilidade do emprego, confiança que o empresário deposita em seu empregado e a probabilidade de sucesso na atividade profissional. Além disso, o salário também é condicionado pela relação oferta-demanda de umadeterminada empresa. Quanto maior a oferta e menor a demanda mais baixos são os salários e vice-versa. O lucro do capital representa a parcela do preço de venda do produto que se destina a quem arriscou seu capital na indústria. A renda da terra, rendimento proveniente da propriedade da terra, é a diferença entre o valor da colheita e os salários e produtos ligados ao uso do capital deexploração.
Para Smith, a divisão do trabalho é uma das fontes da riqueza das nações e não seria diferente do ponto de vista global; onde as nações comerciam entre si. Ele explica de três maneiras os efeitos positivos de tal divisão sobre o aumento da produtividade: a divisão do trabalho aumenta a habilidade de cada trabalhador, há ganho de tempo e criação de novos instrumentos de produção. Tais instrumentostem como origem a especialização de cada operário, e a dedicação de uma categoria chamada “pesquisadores” cuja função é observar o processo produtivo e aperfeiçoá-lo. Porém, Adam tinha consciência dos males que tal divisão trazia quando levada ao extremo, como a alienação do operário a medida em que se torna totalmente leigo em outras áreas que não sejam a sua, o que, não te dá a possibilidade demudança de área.
Mercado é um conceito de extrema importância na visão de Smith, pois é ele quem institucionaliza a troca entre agentes produtivos. Um mercado de estreitas extensões estimula o surgimento de diversas atividades para um mesmo indivíduo, o que não é característica do mercado Smithiano. A excelência numa dada atividade produtiva, a especialização, só pode surgir a partir do momento emque cada indivíduo tem a possibilidade de vender o produto de seu trabalho (especializado), a fim de comprar o que lhe é necessário e que ele não pode produzir. E isso só é possível numa sociedade onde o mercado atinge a quase todos. Assim, Adam Smith é considerado o pai da divisão internacional do trabalho (DIT), pois foi um dos primeiros a teorizar o interesse da troca entre nações. A partir...
tracking img