Fichamento Duvergertf

699 palavras 3 páginas
Esquema dos capítulos IV e Conclusão do livro As Modernas Tecnodemocracias – Poder Econômico e Poder Político, de DUVERGER, Maurice.
Cáp. IV
Europa: necessidade de regimes democráticos após 05 anos de totalitarismo. Desenvolvimento das nações industriais avançadas.
Nações ocidentais  sociedade de consumo  necessidades primárias (casa, comida, segurança) e secundárias (cultura, lazer) atendidas.

Crise do socialismo na URSS. Comunismo se mostrou eficiente para estimular economias atrasadas, mas não conseguiu passar para a segunda fase (a de sociedade de consumo), pois precisava de mudanças estruturais.

Processo de difícil desestalinização

Comunismo ditatorial  comunismo liberal
O sistema ocidental: eficiência econômica + relativa liberdade política.
Pós 1945: democracia liberal  tecnodemocracia.
1. Democracia Liberal: concorrência econômica; livre mercado; Estado liberalismo clássico; acirramento político.

2. Tecnodemocracia: grandes empresas; publicidade; ação coletiva; administrações públicas e privadas + complexas, hierarquizadas e racionalizadas.
Mesmo grau de interação entre o econômico e o político nas democracias liberais e nas tecnodemocracias. Grandes entidades organizadas com tomadas de decisões pelos grandes grupos conjugados com outros.
Protesto de grupos intelectuais.

A NOVA OLIGARQUIA
Oligarquia na democracia liberal: capitalistas proprietários de meios de produção, não necessariamente pequenos empresários individuais.

Oligarquia na tecnodemocracia: capitalistas, técnicos, administradores e cientistas, laços com o Estado, desenvolvimento de condicionamento da massa através da publicidade e da propaganda.
A TECNOESTRUTURA
Para Galbraith: tecnoestrutura = caráter coletivo de decisões. Substituiria o empresário capitalista por um tecnocráta.
Firmas industriais só podem ser dirigidas coletivamente, devido à grande demanda de conhecimentos de vários setores.
Crescimento da firma é mais importante do que o lucro.
Para Galbraith os

Relacionados