Fichamento durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Émile Durkheim foi um dos pensadores que mais contribuiu para a consolidação da Sociologia como ciência empírica tornando-se o primeiro professor universitário dessa disciplina.
O contexto histórico em que Durkheim viveu está refletido em suas obras e seus pensamentos contestadores das tendências intelectuais dominantes de seu tempo. Este importante sociólogo francês viveu na Europada Revolução Francesa e Industrial, tendo como influência as idéias de autores como Saint-Simon e Comte sobre esses mesmos acontecimentos, além do darwinismo, organicismo alemão e socialismo de cátedra.
Um dos pressupostos de Durkheim, herdado da filosofia iluminista e compartilhado por todos autores do século 19, era a crença de que a humanidade avança conforme se aperfeiçoa sob a “lei doprogresso”. Assim, com esse vendaval de novas idéias revolucionárias, fez-se necessário a criação de um novo sistema científico e moral que estivesse em equilíbio com a ordem industrial emergente e caberia às ciências sociais formular novas proposições, leis relacionando fenômenos.

A ESPECIFICIDADE DO OBJETO SOCIOLÓGICO
Durkheim definia a sociologia como a ciência “das instituições, da sua gênese edo seu funcionamento”, ou seja, “toda crença, todo comportamento instituído pela coletividade” sendo ela a origem dos fenômenos que constituem a sociedade e não as unidades que as compõem.
Porém, para tornar a Sociologia de fato uma ciência, foi necessário delimitar o seu objeto de estudo, neste caso, os fatos sociais, reconhecidos como algo dotado de vida própria, externo aos membros dasociedade, capaz de induzi-los a agir, pensar e sentir de determinadas maneiras.
Uma das expressões do fato social são as representações coletivas que, por serem mais estáveis que as representações individuais, são a base em que se originam os conceitos. Elas. compreendem as visões da sociedade sobre si mesma e o mundo ao seu redor através de mitos, lendas, concepções religiosas, crenças morais, etc.Tão coletivo e independente do sentimento ou da importância individual quanto as representações coletivas, são os valores de uma sociedade – outro componente fundamental do fato social. Eles também possuem uma realidade objetiva difícil de modificar, a menos que se inicie de uma ação combinada de vários indivíduos, desprendendo um produto novo que venha a constituir um fato social. Ex: discussõespolêmicas sobre aborto, eutanásia, etc...

O MÉTODO DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA SEGUNDO DURKHEIM
Para superar as deficiências do senso comum e estudar a vida social de maneira científica, Durkheim criou uma metodologia através de regras para a observação dos fatos sociais semelhantes às adotadas pelas ciências naturais, respeitando, é claro, as peculiaridades do reino social. A primeira e maisimportante delas é considerá-los como coisas, afastando-as de representações pré-estabelecidas sem método científico, nem crítica, pois seu papel é de exprimir a realidade e não de julgá-la.
A DUALIDADE DOS FATOS MORAIS
As regras morais são fatos sociais que possuem uma autoridade, o que implica numa noção de dever; ao mesmo tempo, aparecem-nos como desejáveis ainda que o esforço para cumpri-loexija um esforço que nos arraste para fora de nós mesmos, apresentando uma ascendência diferente daquela de que desfrutam nossos hábitos.
Assim, o fato moral, apresenta a mesma dualidade do sagrado que é, num sentido, “o ser proibido que não se ousa violar; mas é também o ser bom, amado, procurado”.
Porém, para Durkheim, os ideais compartilhados – por coação ou por prazer – devem ser periodicamentereverificados a fim de revigorá-los, para que não se debilitem, referindo-se a essa necessidade como a razão de muitos ritos religiosos, pois garante sua coesão, e toda a sociedade.

COESÃO, SOLIDARIEDADE E OS DOIS TIPOS DE CONSCIÊNCIA
Segundo o sociólogo francês, possuímos dois tipos de consciências relacionadas aos dois seres que existem em nós e que formam o ser social, sendo uma comum...
tracking img