Fichamento durkheim, emile. as regras do método sociológico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DURKHEIM, Emile. O que é um fato Social? (p. 1 - 13) In: DURKHEIM, Emile. As Regras do Método Sociológico. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. 200p.

Fichamento:

I. O que é um FatoSocial

“[...] não há, por assim dizer, acontecimentos humanos que não possam ser chamados sociais. Todo indivíduo come, bebe, dorme, raciocina, e a sociedade tem todo o interesse em que essas funçõesse exerçam regularmente” (p. 1).
“Que se tornem um a um todos os membros de que é composta a sociedade; o que precede poderá ser repetido a propósito de cada um deles. Eis aí, portanto, maneiras deagir, de pensar e de sentir que apresentam essa notável propriedade de existirem fora das consciências individuais” (p. 2).
“Se não me submeto às convecções do mundo, se, ao vestir-me, não levo emconta os costumes observados em meu país e em minha classe, o riso que provoco, o afastamento em relação a mim produzem, embora de maneira mais atenuada, os mesmos efeitos que uma pena propriamente dita”(p. 3).
“[...] consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir, exteriores ao indivíduo, e que são dotadas de um poder de coerção em virtude do qual esses fatos se impõem a ele.” (p. 3).
“[...]a palavra social só tem sentido com a condição de designar unicamente fenômenos que não se incluem em nenhuma das categorias de fatos já constituídos e denominados. Eles são portanto o domíniopróprio da sociologia” (p. 4).
“[..] nem toda coerção social exclui necessariamente a personalidade individual” (p. 4).
“[...] a educação tem justamente por objeto produzir o ser social” (p. 6).
“Umpensamento que se encontra em todas as consciências particulares, um movimento que todos os indivíduos repetem nem por isso são fatos sociais. Se se contentaram com esse caráter ara defini-los, é que osconfundiram, erradamente, com o que se poderia chamar de suas encarnações individuais. O que os constitui são as crenças, as tendências e as práticas do grupo tomado coletivamente; quanto ás formas...
tracking img