Fichamento dos i e ii do livro áfrica e brascapítulos il africano, maria de mello souza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Referência bibliográfica: SOUZA, Mariana de Mello e. África e Brasil Africano. São Paulo: Ática, 2008. pp. 11-45.

FICHAMENTO DOS CAPÍTULOS I e II

“O continente africano é cercado a nordestepelo mar vermelho, ao norte pelo mediterrâneo, a oeste pelo oceano Atlântico e a leste pelo oceano Índico” (p. 13). “Os rios são os meios de comunicação mais importantes do continente (Nilo merecedestaque)” (p. 13). Em termos geográficos suas principais marcas são os desertos: Saara, Calahari, a floresta tropical, as savanas e os grandes lagos da região centro-oriental.

A África nilótica esaariana

Duas civilizações grandiosas na região do Nilo na antiguidade:
* Nilo
* Núbia

Berberes – variedade de povos nômades que viviam na região do deserto; criavam camelos e conhecia osoásis e os poços de água.

Rotas comerciais:
* Costa do Mar mediterrâneo (portos)
* Deserto do Saara e Sael (caravanas e camelos)

“Os comerciantes tuaregues ligavam toda a região do Sael[...]” (p. 16) Eles foram os principais difusores do islã por toda a região onde correspondem aos antigos impérios de Gana, Mali e Songai.
O rio Níger
“As cidades próximas ao rio Níger eram pontos deapoio ao comércio do Sael e do Saara” (imagem página 16). No delta do Níger forma-se uma rede de rios e canais interligados que fertilizavam a região e favoreciam as atividades comerciais (canoasprincipal meio de transporte). Do século XII ao XIX a cidade mais famosa dessa região foi Tombuctu. “Por estar à beira do deserto e ligada a uma rede de rios usados como meio de transporte” (p. 18).
“Anoz-de-cola é um produto da floresta muito valorizado entre as sociedades mulçumanas. [...] Oferecida aos ilustres, não podia faltar entre os bens das pessoas de maior distinção. [...] Tinha um altovalor de troca” (p. 18).
África Ocidental
“é a região que se estende do rio Senegal ao rio Cross, mais ao sul” (p.19). “Desde o século XV, a África ocidental era habitada por uma variedade de...
tracking img