Fichamento dos textos : processo erosivo nas encostas( antonio josé teixeira guerra) e equação de perdas de solo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO - CAMPUS SENHOR DO BONFIM

Fichamento dos textos : Processo erosivo nas Encostas( Antonio José Teixeira Guerra) e Equação de Perdas de Solo

Alunos: Bruno Guirra

Professor: Márcio Lima
Alunos: Bruno Guirra
Audo Ragner
Professor: Márcio Lima

Senhor do Bonfim-BA
Outubro, 2012
GUERRA, A.J.T; CUNHA,S.B. Geomorfologia: Uma Atualização de Bases e Conceitos. Rio de Janeiro : Bertrand Brasil.2003.

Segundo Wild (1993, apud Guerra, 2003, p.150) “o solo é um dos recursos que o homem utiliza, sem se preocupar com o período necessário para sua recuperação, acreditando que vá durar para sempre; quando investe no solo, é para obter maiores colheitas, raramente para conservá-lo.”
Os fatorescontroladores são aqueles que determinam as variações nas taxas de erosão(erosividade da chuva, propriedades do solo, cobertura vegetal e características das encostas). É, por causa da interação desses fatores que certas áreas erodem mais do que outras. A intervenção do homem pode alterar esses fatores e, consequentemente, apressar ou retardar os processos erosivos( Guerra, 2003, p.150).
Hudson(1961,apud Guerra, 2003, p.151)” Erosividade é a habilidade da chuva em causar erosão”.
Segundo Morgan(1986, apud Guerra, 2003, p.154)” Erodibilidade é a resistência do solo em ser removido e transportado”.
Wischmeier e Mannering (1969, apud Guerra, 2003, p.154) “ Apontam erodibilidade como o principal fator na predição da erosão e no planejamento do uso da terra”.
“Um aspecto importante, tanto nadefinição como no estudo da erodibilidade do solo, é que ela não é estática, mas, sim, uma função que depende do tempo”(Guerra, 2003, p.154).
Guerra et al(1990, apud Guerra, 2003, p.155) “O uso agrícola do solo pode também produzir modificações na erodibilidade, e isso depende da magnitude nas mudanças do teor de matéria orgânica, daestabilidade dos agregados, da própria taxa de remoção desedimentos, e das propriedades físico-químicas e biológicas do subsolo exposto.”

“Varias são as propriedades que afetam a erosão dos solos. Entre elas podemos destacar: textura, densidade aparente, porosidade, teor de matéria orgânica, teor e estabilidade dos agregados e o pH do solo” (Guerra, 2003, p.155).
“A textura afeta a erosão, porque algumas frações granulométricas são removidas mais facilmentedo que outras”( Guerra, 2003, p.155).
“O teor de matéria orgânica afeta de diversas maneiras a erosão dos solos, dependendo de outras propriedades, como a textura” (Guerra, 2003, p.156).
“As taxas de erodibilidade vão depender do teor de matéria orgânica, da estabilidade dos agregados, que, por sua vez, influenciam a ruptura desses agregados, podendo ser formadas crostas no solo, dificultando ainfiltração e aumentando o escoamento” (Guerra, 2003, p.158).
“ A matéria orgânica proporciona mais estabilidade aos agregados do que a argila” (Guerra, 2003, p.158).
De Ploey e Poesen(1985, apud Guerra, 2003, p.158)” afirmam que a estabilidade dos agregados é um dos fatores controladores mais importante da hidrologia do topo do solo(topsoil), na erodibilidade e em dificultar a formação decrostas na superfície do solo.
Segundo Farres(1978, apud Guerra, 2003, p.159)” uma vez reduzida a resistência interna dos agregados, a força aplicada pelas gotas de chuva quebra esse agregados, produzindo uma serie de pequenas partículas, que cobre a superfície do solo formando uma crosta, que dificulta a infiltração.
A densidade aparente também parece correlacionar-se com o teor de matériaorgânica, isto é, a medida que o teor de matéria orgânica diminui, aumenta a ruptura dos agregados, crostas se formam na superfície do solo, aumentando a sua compactação(Guerra, 2003, p.159).
Solos com alto teor de areia, alta permeabilidade a alta porosidade e supostamente elevada capacidade de infiltração, a presença de sedimentos finos, associada com baixo teor de matéria orgânica, pode produzir...
tracking img