Fichamento do texto o queijo e os vermes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ- UESC
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS – DFCH
DOCENTE: Robson Dantas DISCIPLINA: Tópicos Especiais em História Cultural
DISCENTE: José FagnerSilva dos Santos

ATIVIDADE AVALIATÓRIA

BIBLIOGRAFIA:

GINZBURG, Carlo. O Queijo e os Vermes: O cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela inquisição. São Paulo: Ed. Schwarcz Ltda.,1987, (pag. 11 - 34).

FICHAMENTO:

1- A partir do “prefacio à edição inglesa” é possível observar que o autor procurava outros documentos, e que a opção de tratar sobre a história deMenocchio, que como o próprio sub titulo explicita este foi um moleiro de classe desfavorecida que foi perseguido pela inquisição, o autor comenta neste mesmo prefacio que a vontade de pesquisar sobre essetema surgiu a partir de uma curiosidade.
2- O autor enfatiza a cultura popular, mais precisamente a cultura dos camponeses, de modo que como o objeto estudado está inserido nesta culturadificilmente ele não a retrataria, porém neste contexto ele não despreza a cultura das elites, haja vista que há uma “circularidade” destas culturas.
3- O termo circularidade é explicado no prefacio demodo que a partir da leitura do texto o leitor/pesquisador possa ter uma noção da relação entre essas culturas, sobre “circularidade” ele vai dizer que: “entre cultura das classes dominantes e a dasclasses subalternas existiu, na Europa pré-industrial, um relacionamento circular feito de influencias recíprocas que se movia de baixo para cima, bem como de cima para baixo (...)” (GINZBURG, 1987,Pg.13).
4- Quanto as fontes o autor explica que tinha uma considerável documentação, e isso facilitou o seu estudo, alguns destes documentos que ele considerou fundamentais pro seu estudo foi os doisprocessos abertos contra Domenico Scandella, conhecido por Menocchio, além de suas próprias escritas já que sabia ler e escrever, tudo isso enriqueceu a sua pesquisa e ajudou ainda mais o autor a...
tracking img