Fichamento do texto o conceito de região e sua discussão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTÁCIO


FICHAMENTO DO TEXTO O CONCEITO DE REGIÃO E SUA DISCUSSÃO

por
Lúcio Flávio Pereira de Aguiar

Trabalho de aproveitamento
do curso de Geografia
disciplina de Geo-História
Prof.: Ortiz
Turma: 3.001

Rio de Janeiro
setembro/2012

De imediato, o autor descarta a definição de “região”, restringindo seu alcance conceitual, pois Ciência não é tribunal. Paulo César (PC)reconhece outros domínios no conceito “região”, como a própria ciência, e em destaque, a geografia, que o utiliza de forma diversa.
A importância de se romper o “caráter normativo” e de buscar diferentes usos do conceito, ou diferentes recortes criados e seus instrumentos, sem estabelecer prioridade, compreende-se as raízes do pensamento geográfico.
A palavra “região” deriva do latim regere.Regione nos tempos romanos era designação de áreas sobre a sombra de Roma. Trata-se de um momento histórico em que surge amplamente a centralização do poder em um local, e a extensão dele sobre uma grande área diversa social, cultural, espacialmente.
Contribui o fato de que outros conceitos de natureza espacial tenham surgido, mesmo o conceito spatium como contínuo, ou como intervalo, seguindo umarelativa ordem neste vazio, ainda o conceito de província (provincere), atribuindo ao domínio hegemônico romano.
O esfacelamento do Império Romano seguiu inicialmente essa direção de fraturas regionais e a subdivisão dessas áreas origina os feudos. A Igreja contemporaneamente utiliza essa estrutura na sua administração.
O Estado moderno europeu recolocou o problema destas unidades espaciaisregionais. Predominam (entre outros) na afirmação de legitimidade do Estado no sec. XVIII, o discurso da união regional contra o inimigo comercial, cultural ou militar externo.
Fundamentalmente, a questão é a mesma na Antiguidade Clássica, a questão de centralização, a unidade administrativa e a diversidade cultural, espacial, física, econômica e política sobre a qual esse poder centralizado deve serexercido. Esse período moderno reabre as teses de região, nação, comunidades territoriais, diferenças de espaço, etc. Então toma forma a Geografia, trazendo esse tipo de questão e de conceitos.
Após breve historicismo, temos três reações:
1) O conceito de região surge politicamente na dinâmica do Estado, da cultura e da diversidade espacial;
2) O debate sobre região possui um viés espacial naobservação desses temas de política, cultura, economia, especificamente as noções de autonomia, soberania, direitos, etc. e de suas representações;
3) A geografia e o ponto privilegiado dessas discussões ao abrigar a região como um dos seus conceitos-chave e ao tomar a si a tarefa de produzir metodologia temática.
A atualidade também motiva esse debate. Vemos a redefinição do Estado, adesconstrução da ordem territorial vigente, o questionamento regional no interior dos Estados, o crescimento de nacionalismos/regionalismos fragmentadores. Na atualidade, unido por focos hegemônicos de uma política econômica imposta pelo capitalismo global.

OS DIVERSOS DOMÍNIOS DA NOÇÃO DE REGIÃO

No cotidiano, a noção de região está vinculada à localização e extensão. A região também é vista como unidadeadministrativa; e, nesse caso, a divisão regional é a forma do domínio hierárquico e do controle estatal.
Nas ciências em geral, como na matemática, na biologia, na geologia, este conceito de região está vinculado ao domínio como, por exemplo, o domínio de uma propriedade matemática. Nesse caso, é possível perceber a etimologia do conceito de região, definida por uma regularidade de propriedadesque a definem.
Na geografia, o uso de região é mais complexo, pois ao tentarmos fazer dela ciência, teremos as indefinições, seu uso corriqueiro adicionado à discussão epistemológica que esse conceito nos impõe. Uma das alternativas encontradas por alguns geógrafos foi de adjetivar a noção de região para diferir do senso comum.
Ao tentar precisar, no entanto, o conceito de região através de...
tracking img