Fichamento do texto "A Cultura", de Laraya

515 palavras 3 páginas
Na segunda parte do livro “Cultura: um conceito antropológico”, Laraia explica o funcionamento da cultura em diferentes meios, dividindo sua explicação em cinco capítulos.
No primeiro capítulo, o autor traz exemplos de como o homem possui comportamentos diferentes, ainda tendo o mesmo aparato biológico. Isso ocorre porque todas as crenças e os valores de uma pessoa são formados de acordo com o meio sócio cultural em que ela vive. Sendo assim, o homem passa a enxergar o mundo através dos valores formados pela sua cultura, e acaba considerando o seu ponto de vista o mais correto. Tal tendência, conhecida como etnocêntrica, é a causa de inúmeros conflitos existentes na sociedade, devido à intolerância de práticas de outros sistemas culturais, que podem ser taxadas como estranhas e incorretas. Segundo o autor, o etnocentrismo ocorre quando o individuo vê outra cultura com as lentes de sua própria cultura, considerando-se superior ao primeiro. Para que isso seja evitado, é preciso entender e respeitar o modo de agir do próximo.
O segundo capítulo explica a interferência da cultura no plano biológico, influenciando em fatores como sobrevivência e saúde. O autor diz que a perda de referências culturais (apatia), crenças, saudades, entre outros, podem interferir no plano biológico dos seres humanos, levando-os muitas vezes à morte. Como exemplo, ele cita o caso sofrido pela população africana em que muitos, ao serem removidos de seu meio sócio cultural e serem transportados para outro meio cultural totalmente diferente, se suicidaram ou acabaram morrendo de saudades e doenças, já que não tinham a mesma resistência que tinham em sua terra natal. Entretanto, Laraia afirma que crenças e hábitos também podem ser capazes de curar, contribuindo para o bom funcionamento biológico do homem.
No terceiro capítulo, o autor revela que nenhum ser é capaz de compreender totalmente o seu sistema cultural, acrescentando que a participação do indivíduo em sua cultura é limitada, e

Relacionados