Fichamento do texto São Paulo: segregação urbana e desigualdade - Flávio Villaça

422 palavras 2 páginas
O texto tem como ponto de partida de que o espaço urbano não é dado pela natureza e sim um produto socialmente produzido pelo trabalho humano. Em seguida é proposto um novo jeito de se entender e abordar a segregação, sendo que nenhum dos aspectos da sociedade brasileira pode ser estudado se não for considerada a desigualdade econômica e política, tendo como exemplo a cidade de São Paulo.
A segregação, por ser a mais importante manifestação espacial urbana da desigualdade no caso da metrópole, tem como característica a grande diferença entre o espaço urbano dos ricos e dos pobres, assim ocorrendo como em qualquer outra Região Metropolitana do Brasil.
O autor também apresenta e esclarece os avanços possibilitados pela segregação, sendo eles articulados com a estrutura urbana como também com os componentes pela qual existe uma totalidade social. A partir da discussão das articulações possibilitadas pelo avanço, o ponto em seguida a ser apresentado é uma análise da segregação espacial dos empregos da população, já que a partir dele podemos também compreender a segregação residencial. Com base nesta análise é possível concluir que as pessoas de mais alto nível estão expandindo suas regiões por habitarem a maioria, nos muitos bairros onde seus empregos estão localizados, suas residências e também seus pontos de comércio e lazer, fazendo com que o real centro da cidade se deteriorasse, assim ficando à mercê do resto de população que sobrou na região. Com a questão do poder das classes mais altas o centro da cidade passou a ser onde estas classes se concentram.
Por fim, é mostrada a relação entre a produção social do espaço e a do tempo, onde todos pensam que o tempo e o espaço urbano são obras da natureza, porém eles na verdade são produtos do trabalho humano a partir da análise da relação entre o espaço urbano e o tempo gasto por seus moradores, já que o tempo se manifesta através dos deslocamentos espaciais. A possibilidade de ter o controle destes deslocamentos

Relacionados

  • fichamento
    453 palavras | 2 páginas
  • Segregação Urbana e Desigualdade
    261 palavras | 2 páginas
  • São Paulo: segregação urbana e desigualdade/ Desenvolvimento sustentável: uma perspectiva econômico-ecológica/ Estatuto da cidade: Novas perspectivas para uma reforma urbana
    1258 palavras | 6 páginas
  • estatuto da cidade
    3127 palavras | 13 páginas