FICHAMENTO DO TEXTO: “ HISTÓRIA DA ANTROPOLOGIA”, DE ERIKSEN E NIELSEN

344 palavras 2 páginas
FICHAMENTO DO TEXTO: “ HISTÓRIA DA ANTROPOLOGIA”, DE ERIKSEN E NIELSEN

SETEMBRO DE 2013

Eriksen e Nielsen. História da Antropologia/Eriksen e Nielsen; Tradução: Euclides Luiz Calloni. Rio de Janeiro: Vozes,2007. Cap.2.

Texto: “História da Antropologia”

“[...] Máquinas a vapor e de fiação haviam se espalhado por toda parte e uma classe cada vez mais numerosa de camponeses sem terra e de trabalhadores urbanos começou a se fazer ouvir. As mudanças mais importantes, contudo, ocorreriam mais adiante. Na década de 1830 foram construídas as primeiras grandes ferrovias; e em 1846 foi introduzido o telégrafo.” (p.27)
“[...] Forçados pela opressão populacional e pela racionalização da agricultura, os camponeses abandonaram o interior e migraram para centros urbanos como Londres ou Paris, onde foram ressocializados como operários.” (p.27)
“O Sucesso do movimento trabalhista durante o século dezenove teria sido praticamente impossível sem o trem e o navio a vapor.” (p.28)
“[...] Finalmente, surgiu uma ciência internacionalizada. O pesquisador global se torna uma figura popular[...]” (p.28)
“[...] O antropólogo é um pesquisador global pototípico que depende de dados detalhados sobre pessoas em todo mundo. Agora que esses dados se tornavam disponíveis, a antropologia podia estabelecer-se como disciplina acadêmica.” (p.28)
“O evolucionismo típico da antropologia do século dezenove construía-se sobre ideias de desenvolvimento do século dezoito, favorecido pela experiência do colonialismo e pela influência de Darwin[...].” (p.29)
“Diferentemente dos antropólogos, que classificavam e comparavam as características externas das sociedades em todo o globo, os sociólogos dirigiam a atenção para a dinâmica interna da sociedade ocidental, industrial.” (p.29)
“Morgan tinha contado estreito com o povo que ele estudava, simpatizava com os problemas desse povo e publicava relatos detalhados de sua cultura e vida social. Mas ele também fez contribuições

Relacionados

  • Lulu da Pomerânia
    1409 palavras | 6 páginas
  • Resenha Introdução a antropologia
    2737 palavras | 11 páginas