Fichamento do texto: diáspora de stuart hall

Páginas: 3 (617 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
FICHAMENTO

HALL, Stuart. Pensando a Diáspora (Reflexões Sobre a Terra no Exterior). Trad. Adelaine La Guardia Resende. Belo Horizonte: Editora UFMG.

O texto estuda os mitos fundadores doconceito de diáspora e aprofunda-se na questão do hibridismo, das reconfigurações e da cultura caribenha; essa, segundo ele, é impelida por uma estética diaspórica.
O texto trabalha a questão da diásporaocorrida com os assentamentos de negros caribenhos no Reino Unido, relacionada com as complexidades de se imaginar a nação e a identidade caribenhas, numa era de globalização crescente. Hall ressaltaa importância das questões geradas pela diáspora, por serem centrais não apenas para seus povos, mas para as artes e culturas que produzem, onde um certo sujeito imaginado está sempre em jogo. Hallafirma que na situação da diáspora, as identidades tornam-se múltiplas.
Essa interpretação do conceito de diáspora (termo modelado na história moderna do povo judeu) é a mais familiar entre os povos doCaribe. Porém, segundo Hall, para eles é mais significante a versão da história no Velho Testamento, muito mais potente para o imaginário dos povos negros do que a estória do Natal.
A partir dessametáfora, a história circula de volta à restauração de seu momento inicial, cuja toda ruptura, repara cada fenda através desse retorno. É um cordão umbilical que chamamos de tradição, cujo teste é afidelidade às origens, sua autenticidade.
Para o autor, a verdade é que nossas sociedades são compostas não de um, mas de muitos povos. Suas origens não são únicas, mas diversas. O conceito dediáspora se apóia sobre uma concepção binária de diferença: por um lado está fundado em uma idéia que depende da construção de um “outro” , e de uma oposição rígida entre o dentro e o fora. Por outro lado,sabendo que o significado é crucial à cultura, temos a noção moderna pós-saussiriana que insiste que o significado não pode ser fixado definitivamente, pois está sempre em movimento.
Hall fala que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento
  • Fichamento do texto “Codificação/Decodificação” de Stuart Hall
  • Fichamento stuart hall
  • Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais (Stuart Hall)
  • Fichamento Stuart HALL, A identidade em questão
  • A IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE Stuart Hall Fichamento
  • Hall, stuart- as culturas nacionais como comunidades imaginadas fichamento
  • Stuart Hall

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!