Fichamento do livro a historia da riqueza do homes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 53 (13057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento do livro

História da Riqueza Do Homem

Bibliografia: Huberman, Leo - ZAHAR EDITORES.
Ano: 1981

Suellen
1º período – Economia
UFF - Campos

Prefácio:
“Não é uma história econômica nem uma história do pensamento econômico - mas um pouco de ambas. Tenta explicar, em termos de desenvolvimento das instituições econômicas, por que certas doutrinas surgiram em determinadomomento, como se originaram.
Na própria estrutura da vida social, e como se desenvolveram, modificaram e
Foram ultrapassadas, ao mudarem os padrões daquela estrutura.”

PARTE 1
DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO

“Página 5 -” Além desses pregadores e lutadores existia, na Idade.
Média, outro grupo: os trabalhadores. A sociedade feudal consistia. Dessas três classes sacerdotes guerreiros etrabalhadores, sendo que o homem.
Que trabalhava produzia para ambas as outras classes, eclesiástica e militar.”.

Página 6 – “Nas diversas localidades, os feudos variavam de tamanho, organização e relações entre os que os habitavam, mas suas características principais se assemelhavam de certa forma. Cada propriedade feudal tinha um senhor.”

“Uma, de modo geral a terça parte do todo, pertencia aosenhor e era chamada seus "domínios", a outra ficava em poder dos arrendatários que, então, trabalhavam a terra. Uma característica curiosa
do sistema feudal é que as terras não eram contínuas, mas dispersas em faixas. A terra arrendada por A se espalha por três campos e está dividida em faixas, nenhuma das quais vizinha da outra.”

Pagina 7 – “Eram essas, portanto, as duas característicasimportantes do sistema feudal.
Primeiro, a terra arável era dividida em duas partes, uma pertencente ao senhor e cultivada apenas para ele, enquanto a outra era dividida entre muitos arrendatários; segundo, a terra era cultivada não em campos contínuos, tal como hoje, mas pelo sistema de faixas espalhadas”

“Jamais houve dúvida quanto à terra mais importante. A propriedade do senhor tinha que serarada primeiro, semeada primeiro e ceifada primeiro.”

Pagina 8 – “Se o escravo era parte da propriedade e podia ser comprado ou vendido em qualquer parte, a qualquer tempo, o servo, ao contrário, não podia ser vendido fora de sua terra. Seu senhor deveria
transferir a posse do feudo a outro, mas isso significava, apenas, que o servo teria servo senhor; ele próprio permanecia em seu pedaço deterra. Esta era uma diferença fundamental, pois concedia ao servo uma espécie de segurança nunca teve. Por pior que fosse o seu tratamento, o servo possuía família e lar e a utilização de alguma terra. Como tinham, realmente, segurança, acontecia por vezes que uma pessoa livre, mas que por um
motivo ou outro se encontrava arruinada, sem lar, terra ou comida, "oferecer-se-ia (a algum senhor,como servo), uma corda no pescoço e uma moeda na cabeça”.”

Pagina 9 – “avia vários graus de servidão, mas foi difícil aos historia. dores delinear
todos os matizes das diferenças entre os diversos tipos.”

“Havia os "vilãos" que, ao que parece, eram servos com maiores privilégios pessoais e econômicos. Distanciavam-se muito dos servos, na estrada que conduz à liberdade gozavam de maioresprivilégios e menores deveres para com o senhor”

“A situação dos cidadãos, aldeões e servos confunde-se através de muitas fases. É difícil estabelecer, exatamente, quais eram e determinar a posição real de cada classe.”

Pagina 10- “Por conseguinte, se o servo não podia ser vendido sem a terra, tampouco poderia deixá-la. "Seu arrendamento era chamado 'título de posse' mas, pela lei, o títulode posse mantinha o servo, não o servo ao título”

“O "costume do feudo" significava, então, o que a legislação do governo de uma cidade ou condado significa hoje. Costume, no período feudal, tinha a força das leis no século XX.”

Pagina 11 – “As obrigações que os servos tinham para com os senhores, e as que o senhor
devia ao servo - por exemplo, proteção em caso de guerra - eram todas...
tracking img