Fichamento do livro samuel moreis

4740 palavras 19 páginas
A África deu á humanidade um dos mais brilhantes lideres espirituais de nossos tempos.
Pois assim como o diamante reflete toda luminosidade do sol, assim também a vida de Samuel reflete a fulgurante glória da “verdadeira luz” do mundo.
O nome dele era Kaboo. O pai era um dos chefes de sua tribo. Mas embora Kaboo fosse o filho mais velho e, portanto, um príncipe de seu povo, não havia ninguém no mundo com um destino mais desgraçado que o dele. É que perdera a posição de dignidade, perdera a sua condição de homem livre, e caíra num estado de degradação pior que um cativeiro.
Nessas regiões, era costume os chefes tribais derrotados em guerras entregarem o filho mais velho ao inimigo vitorioso como uma espécie de penhor ou refém, uma garantia de que o tributo seria pago.
Mas pouco tempo depois de haver voltado a aldeia, sua tribo se viu novamente envolvido numa guerra calamitosa. Dessa vez, o adversário era um grupo de tribos inimigas, comandadas por um chefe cruel e perverso.
Elas derrotaram o povo de Kaboo, destruíram suas plantações, e incendiaram o povoado. Seu pai foi obrigado a se render, e a jurar que pagaria um elevadíssimo resgate, com o qual sua tribo dificilmente poderia arcar, pois suas terras se achavam devastadas. E, pela terceira vez Kaboo, que contava então 15 anos, foi entregue ao inimigo como penhor como pagamento do tributo, como quantia desse oneroso tratado de paz.
Conhecendo bem a perversidade que caracterizava esse chefe tribal, um homem dominado pela bebida, na segunda entrevista o pai de Kaboo levara consigo uma de suas mais belas filhas para tomar o lugar do rapaz, pois temia que este não resistisse por muito tempo às atrocidades a que o submetiam. Mas Kaboo objetou à troca.
Quando o chefe inimigo se deu conta de que o pai de Kaboo não viria mais pagar o resgate, ficou furioso e mandou que chicoteassem o jovem diariamente.
Quando atiraram Kaboo na forquilha para seu ultimo castigo, ele não tinha mais forças nem esperanças.
Desejava

Relacionados

  • Kant
    126273 palavras | 506 páginas
  • Unid2 Ativ4paulofreire Umabiobibliografia
    289717 palavras | 1159 páginas
  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas