Fichamento do livro: pedagogia do oprimido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento
Deusinete carias – Pedagogia noturno
FREIRE, Paulo. Pedagogia de autonomia: saberes necessários á prática educativa. 43° ed.
São Paul: Paz e terra, 2011.
1.1 Educadores democráticosnão pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão lema de suas tarefas primordiais e trabalhar com que deve seaproximar dos objetos cognoscíveis. E esta rigorosidade metódica não tem nada haver com o discurso “bancário” meramente transferidor do perfil do objeto ou do conteúdo. Pág. 28
Comentário:
O educadordeve despertar no educando o interesse pelo conteúdo ensinado, não somente ser um transmissor de conhecimento, não apenas depositar no educando o que ele sabe. É necessário produzir condições para oconhecimento.
1.2 Pensar certo, em termos críticos, é uma exigência que os momentos do ciclo gnosiológico não pondo a curiosidade que. Tornando-se mais e mais metodicamente rigorosa, transitaingenuidade para que tenha chamado ‘curiosidade epistemológica ‘. Pág.31
Comentário:
Levar o educando a perder a ingenuidade para o querer aprender. Leva-lo a pensar certo do ponto de vista do professortanto implica o respeito ao senso comum no processo de sua necessária superação quanto o respeito e o estímulo a capacidade criada.
1.3 [...] Por que não aproveitar a experiência que tem os alunosde viver em áreas da cidade descuidadas pelo poder público para discutir, por exemplo, a população. Dos riachos e dos córregos baixos níveis de bem estar das populações, os lixões e os riachos queoferecem a saúde das gentes. [...] Pág.31 e 32.
Comentário:
Ensinar exige respeito ao conhecimento que o educando já traz consigo. Porque não em sala de aula ouvir oque o aluno sabe trazer a suarealidade e seu conhecimento e envolve-los ao conteúdo programático.
1.4 Ensinar Exige Criticidade
Na verdade, a curiosidade ingênua que, “desarma”, está associada ao saber do senso comum, é a mesma...
tracking img