Fichamento do livro Pedagogia da Autonomia

Páginas: 21 (5101 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2013
Curso de História – 5º semestre
Disciplina: Didática



PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
Saberes necessários à prática educativa


Introdução:

Ao escrever este livro, Paulo Freire nos mostra a sua concepção sobre o que é fundamental para áprática educativa, analisando e questionando a eficácia do processo educacional. Para isso ele usa uma metodologia epistemológica que nos faz ver que a educação vai alem da sala de aula, entre as suas reflexões está, por exemplo, a questão da inclusão do ser humano e sua inserção no convívio social e por isso ele nos diz que historicamente mulheres e homens descobriram que era possível ensinar,aprendendo socialmente para depois trabalhar maneiras, caminhos e métodos de ensinar, pois para ele o processo de ensino se caracterizada pela combinação de atividades do professor e dos alunos, ficando claro que professores e alunos exercem o poder de produzir novos conhecimentos e que com um planejamento de ensino globalizante e participativo que integre aluno e professor, escola e contexto social,libertando o educando do fatalismo do destino, e se a educação for usada como uma arma na autonomia do indivíduo, tanto física como no seu modo de pensar pode vir a formar pessoas críticas. Neste sentido ele nos mostra que o professor tem a responsabilidade de contribuir na descoberta do conhecimento pelo educando, e não apenas repassar conteúdo e transferir conhecimento.
Para delinear equestionar o processo educacional, o autor divide este livro em três capítulos:


Capítulo 1 - Não há docência sem discência

“... A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem a qual a teoria pode ir virando blablabblá e a prática, ativismo.”

Neste capítulo o autor mostra que no processo educacional aprática não funciona sem a teoria, ou vice e versa. Neste sentido ele delineia o que é ser um educador progressista e aponta as necessidades que os educadores tem de aprender novos caminhos que possam de certa forma facilitar sua metodologia de ensino, citando assim a importância de se entender que ensinar também é um aprendizado e não apenas transferência de conhecimento.

“... É nestesentido que ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdos nem formar é ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado. (...) Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro.”

1.1– Ensinar exige rigorosidade metódica

“Uma de suas tarefasprimordiais é trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se ‘aproximar’ dos objetos cognoscíveis.”

Ensinar exige conhecimento prévio do conteúdo, esse conhecimento deve ser enriquecido durante o processo de ensino, com a interação professor/aluno para que seja um ponto de partida e não um retrocesso. Neste sentido o educador tem como objetivo na sua prática deensino estimular e despertar a real capacidade crítica dos seus educandos. ensinando-os a pensar certo. “a importância do papel do educador, (...) a certeza de que faz parte de sua tarefa docente não apenas ensinar os conteúdos mas também ensinar a pensar certo ”


1.2 - Ensinar exige pesquisa
“Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar,constatando, intervenho, intervindo educo e me educo.”

O ato de ensinar segundo Paulo Freire leva o educador na sua prática docente a ser um pesquisador, pois ele deixa claro que a pesquisa faz parte do corpo de ensino, “ Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino” . Pois o conhecimento leva ao questionamento, sendo que para o autor o ensino é um processo de busca constante de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento livro Pedagogia da Autonomia
  • fichamento do livro pedagogia da autonomia
  • Fichamento do Livro Pedagogia da autonomia
  • fichamento livro Pedagogia da Autonomia
  • Fichamento livro "Pedagogia da Autonomia" de Paulo Freire
  • Fichamento do livro de paulo freire – “pedagogia da autonomia :
  • Fichamento do livro pedagogia da autonomia de paulo freire
  • Fichamento do livro Pedagogia da autonomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!