Fichamento do livro iracema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento do Livro Iracema de José de Alencar, Coleção A Obra Prima de Cada Autor, Editora Martin Claret - 2010

Capítulo I

Martin, Moacir e um jangandeiro partiu das terras do Ceará com destino à Portugal, logo após a morte de Iracema. Martin chora a morte da esposa.

Capítulo II

Iracema está repousando em um claro na floresta, Jandaiá, sua amiga e companheira, a acompanha. De repentesurge Martim, Iracema se assusta e da uma flechada na cara dele. Se arrepende e eles viram amigos.

“que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira”

“tem na face o branco das areias que bordam o mar, nos olhos o azul triste das águas profundas”

Capítulo III

Iracema e Martim vão à grande taba dos tabajaras e à cabana do pajé Araquém , pai deIracema, diz à Martim que ele era bem recebido ali.

Capítulo IV

Martim não aceita as mulheres da tribo oferecidas por Iracema, pois ele queria ficar com Iracema.

“não pode ser tua serva. É ela que guarda o segredo da jurema e o mistério do sonho”

Capítulo V

Irapuã decreta guerra com os potiguaras. Andirá deixa tombar o tacape do chefe que passava de mão em mão, simbolizando queera contra esse ataque de guerra. Irapuã fica cheio de cólera.

Capítulo VI

Martim fica triste pois se lembra do lugar aonde nasceu, Iracema desconfia que à espera dele esta sua noiva, ele diz que sim mas prefere Iracema. Martim sonha que esta aos beijos com Iracema.

“ela não é mais doce do que Iracema... nem mais formosa”.

Capítulo VII

Enquanto Iracema começava a retornar para ataba, subitamente surge Irapuã. Iracema trêmula de susto e com cólera, pergunta o motivo que o levou ao bosque da jurema, uma vez que só podem entrar lá pessoas com a autorização de Araquém. Irapuã, diz que foi à sua procura, pois na taba haviam dito que o estrangeiro teria ido à cabana de Araquém. Iracema argumenta que o estrangeiro é hóspede de Araquém e Irapuã tomado de cólera, e cheio de ciúmes,afirma que o estrangeiro vai morrer, para assim quem sabe Iracema o amar e dizendo isso desapareceu entre as árvores.
“A sombra de Iracema não esconderá para sempre o estrangeiro...”

Capítulo VIII
Iracema avisa a Martim que quem possuísse Iracema morreria e que então, já que não poderiam ficar juntos, Martim deveria partir com seu irmão Caubi, que chegara da caçada.

Capítulo IX
Martimvai à cabana do pajé, Iracema dá sua rede à Martim. Iracema e Martim se beijam e Martim parte com Caubi.
“Estrangeiro, toma o último sorriso de Iracema e ... foge!”

Capítulo X
Da cabana do pajé Iracema escuta o grito de Guerra de Caubi, sai correndo em direção à ele e encontra o irmão, para defender Martim, enfrentando cerca de cem guerreiros tabajaras liderados por Irapuã. Os tabajaras sódissipam-se ao acreditar que estão sendo ameaçados, uma vez que escutam o som do búzio dos pitiguaras.

Capítulo XI
Iracema, Martim e Caubi retornam à cabana do pajé. Irapuã, após notar que não estavam sendo atacados pelos pitiguaras vai à taba do pajé buscar Martim. Quer matá-lo afirmando que esse roubou a virgem de Tupã. Araquém defende o estrangeiro dizendo que se o hóspede de Tupã é sagrado.Araquém avançou até o meio da cabana e ergueu a grande pedra. Do antro profundo saiu um medonho gemido, Irapuã não tremeu nem se assustou, porem sentiu uma espécie de arrepio.
“abandonou ao guerreiro branco a flor de seu corpo ela morrerá, mas o hóspede de Tupã é sagrado”.
“sentiu estremecer a luz nos olhos e a voz nos lábios”.

Capítulo XII
Já era noite quando Martim e Iracema ouviram ocanto da gaivota, que é o grito de guerra de Poti, amigo pitiguara de Martim. Iracema vai ao encontro de Poti para retornar com o recado à Martim.

Capítulo XIII
Iracema retorna à cabana e conta que Poti veio para salvar Martim. Logo após chega Caubi, dizendo que Irapuã e os guerreiros tabajaras estavam à caminho para matar Martim. Quando esses chegam, entretanto, o antro ressoou surdamente....
tracking img