Fichamento do livro: História Antiga. Noberto Guarinello

4579 palavras 19 páginas
Na introdução, Guarinello começa falando que a História Antiga deve ser usada para pensarmos nosso lugar em um mundo que está em rápida transformação. Ainda no começo ele diz que não existem identidades naturais e que todas elas são adquiridas e modificadas ao longo da vida e do tempo.
Na segunda parte da introdução, Guarinello abre com uma pergunta ,´´Como situar a História e a História Antiga nesse amplo quadro social de produção e reprodução da memória?``(pag 8),e em seguida fala que nem toda identidade deriva da memória mas diz que as identidades fundadas no passado são as que parecem mais naturais. O autor diz que a História é um tipo de memória social, esta é fundamental para formação de uma memória coletiva. O Estado é o maior produtor de memórias sociais, pois , ele necessita dessa produção para legitimar a identidade nacional frente a seus componentes, e a principal forma de produção de memória nos dias atuais são as escolas.
Na próxima parte o autor explica que, a História feita por historiadores é a principal fonte de legitimidade pois ela é científica. O uso de documentos e os debates teóricos diferenciam a História das outras formas de memória e possibilitam um conhecimento que é capaz de ser analisados em termos científicos. A História vem mudando sua forma de enxergar o mundo e a História Antiga tem sido fundamental para essas mudanças. Guarinello diz não ser possível explicar história contemporânea apenas pela aceitação e difusão da civilização europeia.
A introdução é fechada com o questionamento de que não se pode definir o significado de História antiga pois como o autor explica , ´´È a História de que ?``(pag13), não se define em exato a época nem o que definitivamente é estudado. Não estuda a história antiga do mundo, mas sim do Ocidente. A História Antiga nos ocidentaliza, herdeiros do Oriente Próximo, como o autor fala filhos da Grécia e De Roma. A História do Brasil se torna um ramo da História moderna da Europa. O efeito dessa forma de

Relacionados

  • Análise - A Lua vem da Ásia
    189103 palavras | 757 páginas