Fichamento do livro HERTZBERGER, Herman. Lições de Arquitetura. São Paulo Martins Fontes, p. 68 a 86, 1999.

2596 palavras 11 páginas
Fichamento do livro HERTZBERGER, Herman. Lições de Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, p. 68 a 86, 1999.

Capítulo 11 – O espaço público como ambiente construído

Até o século XIX havia poucos edifícios públicos, e mesmo estes não o eram de maneira integral. (pág. 68)
Os verdadeiros espaços públicos estavam quase sempre ao ar livre. (pág. 68)
A aceleração e a massificação dos sistemas de produção e distribuição conduziram a criação de lojas de departamentos, exposições (mundiais), mercados cobertos e a construção de redes de transporte público, com estações ferroviárias e de metro, e, consequentemente, ao crescimento do turismo. (pág. 68)

Vichy, França
“Estação de águas”. As principais passagens do parque são cobertas por leves estruturas de metal, o que dá ao transeunte a sensação de estar ao mesmo tempo dentro e fora. (pág. 68)
A razão mais importante para o intercambio social sempre foi o comércio, que em todas as formas de vida comunitária sempre ocorre em certas medidas nas ruas. (pág. 68)

Les Halles, Paris.
Os salões do mercado de Paris constituíam um elo indispensável na cadeia de distribuição de bens da cidade. (pág. 69)
Toda essa atividade não deixou de marcar a vizinhança a sua volta: havia, por exemplo, muitos restaurantes abertos durante toda a noite, alguns dos quais ainda existem, como uma lembrança dos velhos dias. (pág. 69)
A expansão contínua, impôs a necessidade de mudar todo o controle para outro lugar. Os vastos pavilhões de aço, uma vez vagos, foram demolidos. A demolição das salas e sua substituição podem na verdade ser vistas como um símbolo da destruição do espaço público das ruas como “arena” da vida urbana. (pág. 69)

Centros Comunitários
Os centros comunitários projetados por Van Klingeren foram tentativos de reunir sob um único teto todas as atividades que ocorrem no centro de uma cidade. (pág. 70)
Por causa do planejamento em termos de “caixas” isoladas, com entradas separadas, mais do que em termos de um

Relacionados